em

Ponta Grossa avança no processo de verticalização de moradias

(foto: José Aldinan/DC)

Em 12 anos, a cidade de Ponta Grossa cresceu em 98% o número de apartamentos construídos e ocupados por moradores. É o que revelam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano de 2010, o IBGE contou 7.388 apartamentos em Ponta Grossa. Já em 2022, o número saltou para 14.609, o que significa que 11,44% dos domicílios no município são moradias verticais.

Segundo o analista do IBGE, Bruno Perez, o aumento expressivo de apartamentos no Brasil em relação ao último Censo reflete uma concentração da população nos grandes centros urbanos. “Essa verticalização é uma resposta ao adensamento da população dos municípios, principalmente nas áreas de região metropolitana e nos centros das cidades maiores”, afirma. O Paraná ocupa a 9ª colocação entre os estados que possuem maior proporção da população residente em apartamentos.

Investimentos da construção civil

Nos últimos anos a cidade de Ponta Grossa tem recebido grandes investimentos de construtores e empresas do ramo da construção civil. As marcas têm apostado, principalmente, na elaboração de prédios em diversos bairros do município, levando a verticalização das moradias para mais espaços.

Em 2024 o processo de verticalização deve ser ainda mais forte, com novos investimentos das construtoras, já que o momento atual é propício para investimentos em imóveis por conta da queda nas taxas de juros e a ampliação dos valores destinados ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Divisão de domicílios em PG

Ponta Grossa ficou em 5º lugar no Paraná com maior número de domicílios, atrás apenas das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. A pesquisa também revela que uma média de 2,79 moradores residem nos domicílios. O IBGE mostra que a cidade tem 127.673 domicílios divididos da seguinte maneira:

  • Casa: 107.104 (83,89%)
  • Casa de vila ou condomínio: 5.877 (4,6%)
  • Apartamento: 14.609 (11,44%)
  • Cortiço: 63 (0,05%)
  • Estrutura degradada ou inacabada: 20 (0,02%)

Estrutura dos domicílios

Dos mais de 127 mil domicílios registrados pelo IBGE, 99% conta com coleta de lixo, além de 97% ser abastecido pela rede geral de água, 91% é conectado com a rede de esgoto e 99% tem banheiro de uso exclusivo. A maioria dos domicílios (67%), conta com um banheiro.

*Essa matéria integra a série de reportagens Mercado Imobiliário, publicada pelo jornal Diário dos Campos e portal DCmais com foco nas estimativas para o setor da construção civil em 2024.

Leia mais: Construtora Miquelão é referência em imóveis de alto padrão em PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.