em

Ponta Grossa 198 anos: polo com mais de 200 cursos presenciais

(Foto: UEPG/Divulgação)

As principais instituições de ensino superior de Ponta Grossa, que completa 198 anos hoje (15), ofertam juntas mais de 200 cursos presenciais e 121 a distância (EaD). Nas duas últimas duas décadas, a oferta de faculdades aumentou consideravelmente, com a abertura de novas instituições. Da década de 1970 a 1990, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), criada em 1969 e a mais antiga da cidade, era uma das poucas portas de acesso ao ensino superior.

A partir dos anos 2000, com a vinda de novas instituições de ensino superior, aumentou a oferta de cursos de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento e, consequentemente, também cresceu de forma significativa o número de estudantes, professores universitários e produção científica.

Além da UEPG, estão entre as principais instituições de ensino superior da cidade a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal), Faculdade Sant’Ana, Faculdade Sagrada Família, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), Faculdade Cesumar de Ponta Grossa (Unicesumar) e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

De acordo com o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as matrículas na educação superior em Ponta Grossa chegaram a 20.279 acadêmicos no ensino presencial e 5.474 na modalidade EaD.

Além de oferecer oportunidades para quem já reside no município, Ponta Grossa passou a receber estudantes de todo o Paraná e de diversos estados do Brasil. Os cursos de nível superior disponíveis em Ponta Grossa abrangem as principais as áreas do conhecimento. Passam pelas Ciências Exatas, Naturais, Biológicas, Saúde, Agrárias, Humanas, Aplicadas, Sociais e Tecnológicas, com cursos de Medicina, Direito e Engenharias, entre tantos outros.

Ponta Grossa 198 anos: Principais instituições

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa foi criada pelo Governo do Estado do Paraná pela Lei Nº 6.034, de 6 de novembro de 1969, e regulamentada pelo Decreto Nº 18.111, de 28 de janeiro de 1970. A instituição de ensino superior é uma das mais importantes do Paraná e resultou da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente, entre as quais

Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa; Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, posteriormente desmembrada na Faculdade Estadual de Farmácia e Bioquímica de Ponta Grossa; Faculdade Estadual de Odontologia de Ponta Grossa e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa.

Atualmente a UEPG oferta 38 cursos de graduação presenciais, com cerca de 7,5 mil alunos matriculados e nove cursos EaD, com 1,3 mil acadêmicos matriculados. São cerca de 950 professores e quase mil servidores. A universidade é mantenedora e gestora do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), que atende toda a região, e do Hospital Universitário Materno Infantil, que integram a rede de média e alta complexidade regional.


Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira assim denominada no Brasil e tem uma história diferente das demais. A instituição nasceu com cursos técnicos, a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), e tornou-se superior. A origem desse centro foi a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, assim a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

O campus Ponta Grossa iniciou suas atividades em março de 1993, ainda como Cefet-PR. As atividades educacionais inicialmente ofertadas foram Cursos Técnicos em Alimentos e Eletrônica. Em 1999 passou a oferecer Cursos Superiores de Tecnologia. E, em 2005, se tornou Universidade Tecnológica, a partir daí novos cursos superior entram em funcionamento.

Atualmente são ofertados 10 cursos de graduação ligados às áreas de engenharia e tecnologia, com cerca de 3 mil alunos. Também oferece cursos de pós-graduação e línguas estrangeiras. O campus Ponta Grossa conta com 274 servidores, incluindo os 193 docentes.


Faculdade Sant’Ana – IESSA

A Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA) é particular e agregou o Instituto Superior de Educação Sant’Ana, de 2002, e a Faculdade Sant’Ana, de 2005. A IESSA vinculada ao Colégio Sant’Ana, com 100 anos de tradição e tem como mantenedora as Missionárias Servas do Espírito Santo.

Nela são ofertados 10 cursos de graduação, que desenvolvem, por exemplo, parcerias e convênios de estágio, que buscam em escolas, empresas, clínicas e diversas organizações governamentais e não governamentais vagas para inserir seus alunos às atividades práticas, supervisionado pelos professores. A faculdade conta com um corpo docente de 84 profissionais e 10 colaboradores.


Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal)

O Centro Universitário Santa Amélia resultou de uma trajetória na área do ensino superior em Ponta Grossa desde de 1988. Em agosto de 2018, com o objetivo de ampliar e difundir o ensino de graduação, a instituição foi credenciada para oferta da Educação a Distância (EaD), recebendo nota 4 pelo MEC.

Em 2018, a Secal recebeu a autorização do MEC para se tornar o Centro Universitário Santa Amélia, passando a se chamar Unisecal, tornando-se o primeiro Centro Universitário de Ponta Grossa.

A instituição oferta hoje oito cursos de graduação presenciais e oito na modalidade EaD que são ministrados por 100 professores. Na Unisecal, a demanda por cursos a distância aumentou representando 20% de crescimento por semestre.


Faculdade Sagrada Família (FASF)

A Faculdade Sagrada Família (FASF), mantida pela Associação Família de Maria, iniciou suas atividades em julho de 2011 com a oferta de três cursos de graduação: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Ciências Contábeis e Licenciatura em Pedagogia.

A instituição se prepara para o credenciamento de novos cursos. Em seus campos de atuação, também oferece na modalidade presencial cursos de Pós-Graduação nas áreas de Gestão, no formato MBA, e de Educação a nível de especialização.

O corpo docente é constituído em sua maioria por mestres e doutores. A FASF oportuniza ainda a seus acadêmicos e professores a participação em projetos de extensão como Empresa Júnior, FASF Convivência, CONAFASF, Leão Legal, FASF Sustentável, Projeto de Iniciação Científica (PIC), entre outros.


Unicesumar de Ponta Grossa

A Unicesumar, Centro Universitário que nasceu em Maringá, inaugurou seu campus presencial em Ponta Grossa, no bairro Oficinas, em 2017 com a oferta de 21 cursos presenciais. O prédio da universidade tem 15 mil metros quadrados de área construída e 70 mil metros quadrados de área central.

A instituição que, recentemente foi vendida por R$ 3,5 bilhões para a Vitru, dona da Uniasselvi – instituição forte no ensino à distância, sempre foi destaque na oferta de cursos à distância. Hoje são mais de 70 graduações ofertadas na modalidade EaD.

A Unicesumar era cobiçada por unir cursos de ensino a distância com nota máxima no MEC e graduação presencial em Medicina (Maringá), dois segmentos que já vinham em uma curva de popularização e cresceram ainda mais durante a pandemia.


Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é reconhecida pelos seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. A instituição está presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros.

Em Ponta Grossa, a marca chegou em 2011 com a oferta de 50 cursos, sendo nove presenciais, 12 semipresenciais e cerca de 30 na modalidade EaD. A Unopar é administrada pelo Grupo Kroton que aposta no crescimento do ensino digital no Brasil.

Além dos cursos a distância, a Kroton, disponibiliza o Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade com vagas direcionadas a alunos e ex-alunos e diversas dicas profissionais gratuitas para toda a comunidade.


Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage)

Localizado no bairro de Olarias, o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais possui quase 22 anos de tradição. A estrutura da instituição conta com salas de aulas, clínicas, laboratórios, biblioteca e um corpo docente com mais de 60% de professores mestres e doutores. Ao todo são ofertados 11 cursos de graduação, 27 cursos de extensão/livres e 16 cursos cursos de pós-graduação ministrados por cerca de 200 professores aos 2 mil alunos matriculados.

A instituição conta com a Clínica Odontológica, onde são realizados atendimentos ao público externo, de forma gratuita, e a Fazenda Escola, que possui 114,2 hectares, incluindo área de reserva legal, e que permite aos alunos das Ciências Agrárias o aprendizado em campo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.