em

Polícia Militar terá sede no bairro de Uvaranas

O 1º Batalhão da Polícia Militar (1ºBPM) terá uma nova sede da 1ª Companhia instalada na entrada do campus de Uvaranas da UEPG. O que era apenas uma intenção, manifestada em discussões anteriores devido a casos pontuais de crimes ocorridos na região da universidade, agora ganhou possibilidade concreta com a publicação de um edital que prevê a reforma de imóvel para a instalação de um pelotão da 1ª Companhia.

O referido aviso de licitação, na modalidade convite, foi publicado na última semana e menciona a contratação de empresa em regime de empreitada para a reforma de edificação, ao valor máximo de cerca de R$ 81,6 mil. A abertura do processo ocorrerá no próximo dia 22, e prevê que a obra deverá ser concluída dentro 60 dias, o que significa que a nova base da PM possivelmente estaria operacional no primeiro semestre de 2019.

A assessoria de imprensa da UEPG informou que o imóvel em questão é o antigo imóvel destinado a atividades do projeto Rondon, ao lado do portal de entrada da universidade. O setor de comunicação do 1ºBPM informou que a nova base não implica na saída da base já instalada no Parque Ambiental.

A sede avançada da PM no campus deverá contar com um dos três pelotões vinculados à 1ª Companhia, responsável pelo policiamento em toda a área urbana de Ponta Grossa, e cuja sede administrativa está no Parque Ambiental. A exemplo desta, as instalações do campus terá atendimento 24 horas, permitindo o registro de ocorrências, solicitação de apoio, fornecimento de informações e orientações.

 

Funcionamento

Na prática, as bases servem como local de parada das equipes e viaturas para procedimentos administrativos e encaminhamento de ocorrências, a exemplo dos termos circunstanciados. Embora o efetivo e o número de viaturas permaneça o mesmo, e não seja objetivo ter o posto avançado como área de permanência de viaturas, a nova sede de pelotão tende a aumentar a frequência de passagem das equipes pela região, ampliando a sensação de segurança e podendo inibir ações criminosas no entorno da universidade.

 

Ampliação

Após concluída a instalação de recursos de ordem material, cria-se a expectativa de que haja mais equipes e viaturas destinadas à cidade. No entanto, se isso vier a ocorrer, o 1ºBPM informa que seria a médio e longo prazo, e somente a partir de análise da viabilidade pelo Governo do Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.