em

Polícia Militar oferece dicas de segurança para fim de ano

Com a chegada do fim de ano, muitas famílias aproveitam as férias ou os feriados de Natal e Ano Novo para viajar. Nessas horas, o imóvel acaba ficando mais vulnerável à ação de ladrões, que estão à espera de uma oportunidade para praticar furtos mediante arrombamento. A Polícia Militar oferece algumas orientações básicas que podem inibir a ação dos criminosos. A regra é criar dificuldades para os bandidos.

A PM amplia os patrulhamentos no período de festas, seja nas áreas comerciais, Centro e também nos bairros. Mas recomenda à população que tiver condições de contratar serviços adicionais de segurança, que o faça.

A moradora do Jardim Maracanã, em Ponta Grossa, Kerlei Fonseca de Camargo, acredita que qualquer pequena atitude pode dar mais proteção à moradia. Há cerca de quatro anos ela contratou o serviço de vigilância, que realiza patrulhamentos na região. Uma cerca elétrica também está posicionada em frente a sua casa. Para ela, a própria menção de “cerca elétrica” já contribui para que os criminosos mantenham distância. Ainda assim, ela toma precauções adicionais.

“Raramente informo a alguém que estou indo viajar e, quando isso acontece, nunca deixo a casa sozinha. Sempre fica um irmão ou cunhado na casa. Toda pequena atitude oferece um pouco mais de segurança”, diz.

De acordo com a PM, a instalação de grades nas janelas, alarmes, olho mágico, trancas nas portas e nos alçapões de teto são importantes. Mas é fundamental se habituar a fazer uso desses recursos. Se houver algum vizinho de confiança, também é recomendável pedir a ele que recolha correspondências para que não se acumulem nas portas, e que acione a PM em caso de movimento suspeito.

 

Oito formas de manter a segurança no lar

1. Não adianta deixar lâmpadas permanentemente acesas para simular que a casa está ocupada. É melhor pedir a um vizinho que as acenda só durante a noite.

2. Não abra a porta para pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados (encanadores, eletricistas, etc.). É útil o uso do interfone.

3. As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização.

4. Empregadas domésticas, só com referências anteriores. Saiba o endereço da empregada ou de seus parentes.

5. Pressentindo pessoas suspeitas em elevadores, não entre. Entrando suspeito no elevador, salte em qualquer andar mesmo que não seja o seu.

6. Quando for sair ou chegar a casa, fique atento para suspeitos nas proximidades. Desconfiando, dê a volta no quarteirão e chame a Polícia Militar.

7. Suspeitando de que algum ladrão entrou em sua casa quando você estava ausente, não entre: chame a PM, pois os ladrões ainda podem estar lá dentro.

8. Tenha anotado em local seguro o numero de série de seus bens (TV, vídeo, som, armas, relógios, etc.). Em caso de furto, transmita esses dados à Polícia.

Cerca elétrica, grades e trancas são itens de prevenção (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.