em

Estudo aponta evolução de criminalidade nos Campos Gerais

A UEPG divulgou, nesta quinta-feira (20), os resultados de um estudo que analisou a variação estatística da criminalidade em ocorrências de furto e roubo na região dos Campos Gerais. O boletim “Segurança Pública nos Campos Gerais: Avanços ou Retrocessos” é elaborado pelo Núcleo de Economia Regional e Política Públicas (Nerepp), e considerou dados relacionados aos últimos sete anos (2010 a 2017).

Conforme as estatísticas, a região dos Campos Gerais apresentou aumento nos roubos ou assaltos em uma taxa de 62,5%. O crescimento é superior à média verificada no Paraná. No mesmo período, o estado teve aumento de 20,78% nos crimes desse tipo. Já os furtos tiveram crescimento de 6,35%, ficando abaixo da média no estado, que é de 14,63%.

No entanto, o estudo demonstra que, quando se analisa os municípios separadamente, existem casos bastante preocupantes. No que se refere aos furtos, apenas cinco cidades (Porto Amazonas, Palmeiras, São João do Triunfo, Ponta Grossa, Castro e Sengés) tiveram redução, enquanto que 62% dos municípios registraram crescimento no crime. Curiúva, com seus pouco mais de 15 mil habitantes, apresentou crescimento de mais de 250% no registro de furtos. O município é o que apresenta maior número de furtos, com 14,8 furtos por mil habitantes em 2017. Ivaí vem logo em seguida, com 126% de crescimento.

Confira os detalhes sobre cada um dos municípios na edição desta sexta-feira (21)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.