em

Polícia Militar deixa base no Parque Ambiental de PG

Foto: Google Street View

A partir desta semana, 1ª Cia da Polícia Militar já não está mais com base fixa no Parque Ambiental, Centro de Ponta Grossa. Isso porque o imóvel passará a ser usado pela Guarda Civil Municipal (GCM). A informação foi confirmada pelo comando da 1ª Cia da PM para a reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais. A novidade foi uma das apresentadas durante evento de lançamento do Programa Muralha Digital.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a 1ª Cia da PM foi redirecionada para a instalação dentro do campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em Uvaranas.

De acordo com o tenente Luiz Henrique de Lima, comandando da 1ª Cia, a mudança de endereço não deve afetar o policiamento. Isso porque a divisão de patrulhamento e atuação segue a mesma. Desde segunda-feira (15), a sede já está operando na entrada do campus de Uvaranas, onde antes funcionou a base do Batalhão da Patrulha Escolar (Bpec) e da 2ª Cia (que retornou a seu local de origem – o município de Palmeira).

Base da PM no Parque Ambiental

Cessão

O imóvel localizado entre a passarela do Parque Ambiental e o Shopping Palladium pertence ao Município, mas estava cedido à Polícia Militar há cerca de 20 anos.

2020

Em 2020, a Prefeitura chegou a ceder outro imóvel para uso da 1ª Cia: a Estação Paraná. A possibilidade levantou questionamentos dos defensores da preservação histórica do local, interrompendo a transmissão da Estação, que segue à espera de restauro.

2021

Em 2021, diante da necessidade de ampliação de espaço físico, a Prefeitura ampliou a sede da 1ª Cia. A reforma, de R$ 109 mil foi entregue em setembro de 2021.

2022

Em maio de 2022, informações replicadas nas redes sociais supuseram, mais uma vez, que a 1ª Cia deixaria a sede no Parque Ambiental. O DC questionou, na ocasião, o setor de comunicação do 1º BPM, que informou se tratar apenas de um boato.

Programa Muralha Digital

O lançamento do Programa ocorre na tarde desta terça-feira (16), em solenidade no Sicredi Campos Gerais, no Bairro Nova Rússia. Na ocasião, a Prefeitura de Ponta Grossa detalha o sistema que ampliará a troca de informações entre as forças de segurança. O ponto alto é a formação de uma rede de compartilhamento de imagens de câmeras de segurança. A reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais está no local e trará as informações na sequência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.