Menu
em

Plenário aprova PL do exame toxicológico para vereadores em PG

Imagem ilustrativa / Foto: Divulgação

O plenário da Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (11), em regime de urgência, a obrigatoriedade do exame toxicológico para vereadores e demais detentores de cargo público eletivo em Ponta Grossa. O Projeto de Lei nº 326/2023 foi protocolado em setembro, pelo vereador Izaias Salustiano (PSB).

O projeto foi aprovado nos termos do Substitutivo Geral, do vereador e presidente da Câmara Filipe Chociai, que determina a obrigatoriedade do exame toxicológico “para todos os detentores de cargo público eletivo, de cargo e/ou emprego público de confiança ou em comissão, dos Poderes Executivo e Legislativo do Município”. Conforme o PL, a realização do exame é tida como requisito prévio para posse e também para permanência no exercício dos cargos.

De acordo com a justificativa apresentada por Chociai, o Substitutivo visa aprimorar o texto original e estender o alcance do PL. O texto original, assinado por Salustiano, determinou a realização do exame toxicológico apenas aos vereadores. “A utilização de entorpecentes e psicotrópicos prejudica em especial a produtividade no setor de trabalho, sendo que qualquer prejuízo no atendimento viola diretamente o interesse da população”, descreveu Salustiano em sua justificativa (relembre mais detalhes sobre a proposição).

O PL foi aprovado em primeira (09/10) e em segunda discussão (11/10) na Câmara de Ponta Grossa e agora retorna ao Executivo para sanção.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile