em

Plano que prevê demolição de Santuário de PG será revisado

Foto: Reprodução / Facebook Fotos Antigas Parque Vila Velha

O Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Velha, que atualmente prevê a demolição do Santuário Mãe da Divina Graça, será revisado.

Atualmente, o espaço [santuário] se encontra fechado, aguardando a revisão do Plano de Manejo conforme alinhamento feito entre a Concessionária, Estado do Paraná (Concedente) e Ministério Público, tendo em vista que o atual plano de manejo do Parque prevê a demolição do prédio da Ermida“, informou a empresa que administra o parque à reportagem do DC.

Demolição

Recentemente a possível demolição veio à tona porque o vereador Felipe Passos (PSDB), por meio de uma Moção de Apelo (186/2023) ao Poder Executivo, solicitou o tombamento do Santuário como Patrimônio Histórico – justamente para impedir a demolição.

Além disso, ele pede que a Ermida seja colocada no roteiro de turismo do Parque.

Segundo Passos, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) já decidiu por um pré-tombamento do santuário de Ponta Grossa. “É de grande interesse cultural, histórico e religioso para Ponta Grossa, para o Estado do Paraná e para o Brasil que a mesma seja tombada como Patrimônio Histórico, não deixando assim que o plano de manejo do parque faça a demolição ou alterações em sua estrutura original”, diz o vereador.

“A história de fé e a religiosidade dessa Ermida e Santuário deve ser preservada e conhecida por muitas gerações. O tombamento manterá viva a história de luta dos cidadãos de Ponta Grossa na comemoração de 200 anos da cidade”, acrescenta Passos.

Compac

A próxima reunião do COMPAC vai ocorrer no dia 8 de maio (segunda-feira), às 18h15. Nela, um dos conselheiros vai apresentar sua tese de defesa a favor do tombamento e, por fim, decidir sobre o assunto.

Relembre: Ermida de Vila Velha será restaurada para visitação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.