em

Ermida de Vila Velha será restaurada para visitação

O Governo do Estado do Paraná colocou entre as prioridades da Secretaria de Esporte e Turismo, em atuação juntamente com IAP e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o restauro da antiga Ermida Nossa Senhora de Vila Velha. A capela foi construída dentro do Parque de Vila Velha no final da década de 1970, mas está sem uso há vários anos, embora possa ser vista desde a rodovia, assim como ocorre com os arenitos.

Percebendo que a reabertura do local seria um importante incremento, tanto como atrativo para o Parque, como também ao turismo religioso dos Campos Gerais, o secretário de Esporte e Turismo, João Barbiero, vem realizando uma série de reuniões técnicas para que o local volte a se tornar mais uma opção para os visitantes do Parque e seu entorno.

“A governadora Cida Borghetti teve a atitude de resolver o problema, e essa foi a determinação dela. A Sema através, do secretário Antonio Carlos Bonetti e sua equipe e do IAP estão ajudando muito”, comenta Barbiero.

Ele destaca que a Diocese de Ponta Grossa, através do bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, colaborou bastante também. “Nós economizamos tempo e dinheiro, porque a Igreja havia guardado todos os documentos, com as plantas arquitetônicas do local, e até mesmo notas fiscais da construção, assinadas pelo bispo Dom Geraldo Pellanda. Do contrário, precisaríamos refazer todo o levantamento da arquitetura”, comenta o secretário.

 

Projeto

A expectativa é que o projeto para restauro seja concluído ainda neste mês. Nesta semana, arquitetas do IAP visitaram o local e colheram mais informações para agregar ao documento. O próximo passo será elaborar um termo de referência que possibilitará a contratação da equipe que irá recuperar o espaço.

 

Turismo religioso

A Diocese já havia se manifestado sobre o assunto, e declarado que havia a necessidade de ver oficializada a permissão de uso do espaço. “Queremos voltar a utilizar a ermida (…), afinal, 2018 é o Ano Estadual do Turismo Religioso. O momento é mais que apropriado”, mencionou o bispo em uma das reuniões sobre o tema.

O presidente da Fumtur, Edgar Hampf, informou que o município apoia totalmente a recuperação do local. Tanto que uma imagem estilizada da ermida foi escolhida como novo símbolo do roteiro religioso na cidade. O selo irá integrar todos os materiais de divulgação nas próximas semanas. “A ermida tem uma riqueza arquitetônica muito grande, especial em si mesma, e somos a favor da reabertura do local para visitações”, diz.

Ermida está sem uso há vários anos (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.