em

Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa será tema na Câmara

Transporte público deve ser um temas principais a serem discutidos na sessão

EC_JA_Movimento_onibus_vcg_passageiros_terminal_central_novembro_2021 27
Foto: José Aldinan / Arquivo DC

O Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa (PlanMob) deve ser votado nesta segunda-feira (11) pela Câmara de Vereadores, na sessão prevista para início às 14 horas. O PL 460/2019, de autoria do Poder Executivo, estabelece as diretrizes para o acompanhamento e monitoramento de implementação do plano, que tem o objetivo de estabelecer critérios e diretrizes para adequação do trânsito de pessoas e veículos pelos próximos 10 anos na cidade. O assunto deve ser tratado em meio a vários outros assuntos polêmicos, nesta segunda-feira.

Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa

A proposta é parecida com a do Plano Diretor de Ponta Grossa (que também deve ser votado nesta segunda-feira), porém voltado especificamente para as questões de mobilidade na zona urbana do município. Em meio às discussões, melhorias no sistema de transporte público devem ser um dos pontos principais.

A cidade vive – como ocorre em vários outros municípios – um momento complexo no que se refere ao tema. No início dos anos 2000 houve um significativo incentivo ao uso do transporte individual no país, e o mesmo não ocorreu com o transporte coletivo, cujo número de usuários foi reduzindo. Isso se agravou à medida em que o serviço se mostrou, em alguns casos, menos prático, menos confortável e mais caro do que o uso do veículo próprio ou de transporte por serviço de aplicativo.

Em Ponta Grossa, o atual preço da passagem de ônibus (R$ 5,50) é o mais caro do Paraná, o que envolve diversos fatores, incluindo as distâncias percorridas para chegar às vilas mais afastadas do Centro.

Propostas

O PL que trata sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa prevê uma série de questões referentes ao transporte coletivo. Entre elas, o projeto prevê que para tornar o transporte coletivo mais atrativo frente ao transporte individual, o Poder Executivo deve priorizar, por exemplo, a ampliação do transporte público coletivo no sistema viário, assim como uma política tarifária voltada a proporcionar maior inclusão social e a cobertura espacial e temporal para atendimento do maior número de usuários possível.

Além do transporte público, o o PlanMob envolve diversas outras questões relacionadas a equipamentos (semáforos, rotatórias, ciclovias etc.), modais (automóveis, caminhões, motocicletas, bicicletas) e investimentos, já que o documento é essencial para a futura obtenção de recursos federais visando melhorias no trânsito.

Clique aqui e confira todos os documentos elaborados pelo Iplan no que se refere ao Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.