em

Piscina da Arena Multiuso vai sair do papel

Foto: Divulgação / SMESP

Quase uma década após a inauguração, a Arena Multiuso de Ponta Grossa vai ganhar de fato uma piscina. Por meio da Secretaria de Esportes, as obras de recuperação do espaço, que não era propício à natação e demais atividades aquáticas, avançaram e a expectativa é de abertura ainda neste ano.

O processo de regeneração da piscina começou em 2021, quando a administração municipal iniciou estudos técnicos para verificar adequações necessárias para utilização do espaço. Durante esse período, serviços como a instalação de equipamentos para garantir o isolamento da piscina e da quadra poliesportiva foram executados. Antes, as duas estruturas ficavam ‘grudadas’ em ambiente único.

A ventilação e o aquecimento da água também precisaram sair praticamente da estaca zero. As duas melhorias vão permitir que atletas locais usem o espaço para treinos.

Foto: Divulgação/SMESP

“As obras estão bem adiantadas. Empenho total. Estamos testando o aquecimento e detalhes finais. Não temos uma data [para abertura], mas creio que será no mês de setembro”, projeta o secretário Marco Raasch.

Competições oficiais

Uma das discussões relacionadas à Arena tem relação com a metragem da piscina. Quando o complexo foi inaugurado, em dezembro de 2012, comentava-se no boca a boca que a extensão não permitiria eventos oficiais. Segundo Raasch, a piscina tem 25 metros.

“São 25 metros. Diferença apenas do espaço do reboco e azulejo”, relata. Essa é a medida oficial de provas em piscina curta.

Foto: Divulgação / SMESP

No entanto, segundo Roberto Mryczka – diretor da equipe ponta-grossense APANPG/Guarani, existe um problema de seis centímetros. “Na época em que a piscina estava vazia, fui até lá e fiz a medição. Não tinha 25 metros. Era alguns centímetros mais curta, mais precisamente seis centímetros. Fiz ofício em nome da Associação dizendo que deveria ser corrigido”, relata.

Segundo Mryczka, representantes da Federação Paranaense de Natação também estiveram no local e teriam constatado o problema, o que inviabiliza a piscina para eventos oficiais do estado e do país. Conforme o representante da APANPG/Guarani, a metragem não foi consertada. Assim, o espaço tende a ser usado apenas para treinos e eventos internos em Ponta Grossa.

JEM

Questionado sobre a possibilidade do local abrigar a natação dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) – que começam na segunda quinzena de outubro, o secretário Marco Raasch prefere não bater o martelo.

“Provavelmente, mas não divulgaremos que sim. Estamos testando os novos equipamentos de aquecimento, iluminação, blocos de partida, raias, lona de conservação de calor. Precisamos que tudo esteja ok”, reforça.

Foto: Divulgação / SMESP

Sobre a Arena

Construída na gestão Pedro Wosgrau, entre 2008 e 2012, a Arena Multiuso foi entregue pelo falecido ex-prefeito nos últimos dias de mandato. Entretanto, o complexo esportivo estava fora dos padrões e precisou de diversas adequações. No total, a construção consumiu mais de R$ 11 milhões dos cofres públicos – mais de 50% do que o previsto inicialmente.

A estrutura só foi inaugurada para modalidades esportivas no governo Marcelo Rangel. A principal competição abrigada foi a Superliga Masculina de Vôlei, na qual o Caramuru Vôlei defendeu Ponta Grossa. Já a piscina – ao lado da quadra poliesportiva – nunca foi usada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.