Menu
em

PG registra recorde de mortes violentas em 2021

Foto: Arquivo DC

O relatório estatístico de mortes violentas intencionais, o Mapa do Crime, atualizado ontem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-PR), aponta que  Ponta Grossa registrou 49 mortes violentas nos primeiros nove meses do ano. O número corresponde a aumento de 36% em relação ao mesmo período  de 2020, e é maior do que o verificado nos sete anos anteriores.

A estatística se refere a homicídios dolosos e inclui feminicídio (houve um no ano). As execuções registradas em vários bairros da cidade podem ser o principal fator para o registro do aumento. O Diário dos Campos e portal dcmais mostrou, em reportagens realizadas nos últimos meses, o visível aumento nesse tipo de crime, em diferentes regiões da cidade.

Anteriormente, o recorde de mortes violentas era de 2016, quando os três primeiros trimestres tiveram 41 mortes violentas. A reportagem se deteve nas estatísticas divulgadas a partir de 2014. Dados anteriores não estão disponíveis na página da SESP.

Menos violência no Paraná

Enquanto Ponta Grossa registrou aumento, o Governo do Paraná destacou a queda nos números, em dados gerais. Em todo o estado houve redução de 12,82% no número de mortes violentas, em comparação com janeiro a setembro do ano anterior. De acordo com a SESP, não houve mortes violentas intencionais em 174  municípios (43% do estado).

Menos mortes no estado

O levantamento aponta que o número de casos registrados de janeiro a setembro caiu de 1.651 no ano passado para 1.466 no mesmo período deste ano – 187 mortes a menos. O indicador Mortes Violentas Intencionais é composto por crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesões corporais seguida de morte e feminicídios.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile