em

PG teve 24 homicídios no primeiro semestre

A cidade de Ponta Grossa registrou 24 homicídio e um caso de latrocínio (roubo seguido de morte) no primeiro semestre deste ano. O número consta no relatório estatístico criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e foi divulgado nessa segunda-feira (24). O dado está muito próximo do verificado em 2017, quando o primeiro semestre teve a mesma quantidade de assassinatos, mas nenhum caso de latrocínio oficialmente registrado.

Dos municípios da região, a estatística foi mais preocupante em Telêmaco Borba, onde foram 14 homicídios e um latrocínio no primeiro semestre de 2018. Em todo o ano de 2017, a cidade havia registrado 15 homicídios e um latrocínio. Significa que, apenas até junho, a cidade havia quase atingido os índices de mortes violentas registradas em todo o ano anterior.

Na avaliação do secretário da Sesp, Júlio Cezar dos Reis, no entanto, o relatório traz resultados gerais positivos. O número de homicídios dolosos no primeiro semestre teve redução de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado, com 107 mortes a menos. O número é o menor já registrado desde 2007, quando iniciou o levantamento. Em Curitiba, a queda foi ainda mais significativa: reduziu de 177 para 152 casos nos seis primeiros meses do ano. Uma diminuição de 14,12%. E quando comparado ao ano de 2010, a redução é de 62%. Foram 404 homicídios dolosos no primeiro semestre de 2010 contra 152 em 2018.

 

Governo

“Os números apresentados são vistos pela secretaria de segurança como extremamente satisfatórios, até em comparação com outros estados. Em número de homicídios, tivemos uma importante redução ao se comparar com os primeiros semestres dos anos anteriores”, comentou.

Em 193 municípios do Paraná, quase metade das cidades do Estado, não foi registrado nenhum homicídio doloso nos primeiros seis meses de 2018. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.