em

Número de homicídios reduz 17% na região

Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, nesta semana, divulgou o número de mortes por homicídios registradas no primeiro semestre deste ano em todo o Paraná. De janeiro a junho, foram 828 registros de mortes violentas, número inferior as 1.033 ocorrências dos primeiros seis meses de 2018. A redução do crime desta natureza, em todo o estado, gira em torno de 20%.

Na região dos Campos Gerais, em toda a área abrangente à 13ª Subdivisão Policial (SDP), que compreende 19 municípios, também houve uma queda significativa. De acordo com o delegado-chefe da 13ª SDP, Nagib Nassif, no primeiro semestre de 2018, foram registrados 54 homicídios em toda a região. Já em 2019, foram 45 mortes, representando uma queda de 17% no índice geral.

A cidade de Ponta Grossa também apresentou resultados positivos se comparado ao ano passado. No primeiro semestre de 2018, foram 22 homicídios e dois crimes de feminicídios. Já neste ano, o número reduziu para 21 homicídios e um feminicídio, dos quais, segundo a 13ª SDP, 82% já estavam elucidados.

"Dentre os fatores que contribuíram para a diminuição nos crimes de homicídios em Ponta Grossa, estão a criação do Núcleo Operacional da 13ª SDP, a realização de diversas operações policiais, o incansável combate ao tráfico de drogas e a eficiência da equipe do Setor de Homicídios da Subdivisão, a qual teve seu efetivo aumentado em 50%", destacou Nagib.

Para o delegado operacional e chefe do setor de Homicídios, Jairo Luiz Duarte de Camargo, o alto índice de elucidação de homicídios em Ponta Grossa é o resultado da eficiência e agilidade nas investigações por parte de sua equipe. "Os altos índices de elucidação de crimes de homicídios são superiores ao da média nacional. Além disso, várias operações e prisões foram realizadas nesse ano com o objetivo de prender os autores dos crimes", apontou.

Denuncie

A Polícia Civil de Ponta Grossa reforça a importância das denúncias realizadas pela população através número de Whatsapp (42) 99807-9691 (Homicídios).

****

Assaltos e apreensões de armas também registram queda

O Relatório Estatístico Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta uma redução na criminalidade em todo o Paraná durante o primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os resultados não foram diferentes para Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

Um dos dados mais expressivos apontados no balanço está relacionado aos crimes envolvendo assaltos em residências com uma redução de 22,79%. Foram 31 assaltos a menos registrados no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os roubos a veículos também reduziram 20,75% neste ano. Em 2018, foram 106 automóveis roubados contra 84 neste ano. O aumento de armas apreendidas também foi expressivo. No ano passado, a polícia apreendeu 234 armas. Em 2019, o número de apreensões já chegou a 256, registrando um aumento de 9,40%. (Confira os dados das ocorrências no gráfico acima)

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, os números mostram o resultado do trabalho proposto pela atual gestão. “A criminalidade em todo o Paraná reduziu de acordo com as orientações do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que colocou a segurança como uma das prioridades de sua gestão. Nestes seis primeiros meses de 2019, aumentamos as operações policiais e o patrulhamento nas ruas, que resultaram na diminuição nos indicadores criminais”, afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.