em

PG terá comércio escalonado e maior drive-thru do Brasil

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, fez nesta sexta-feira (3) o primeiro pronunciamento, em semanas, sem estar vestindo o colete da Defesa Civil. Foi simbólico. O terno azul marinho foi o traje escolhido para anunciar o que ele definiu como “a chama da esperança da retomada”, com a abertura escalonada do comércio na cidade a partir de segunda-feira (6), e uma medida audaciosa: a criação do “maior drive thru do Brasil”, nas palavras dele.

O decreto 17.207 estabelece de que forma será feita a reabertura do comércio, fechado desde 23 de março, com exceção de atividades consideradas essenciais. Pelo texto, os estabelecimentos poderão abrir de segunda a sábado, somente entre as 10 e as 16 horas. Cada ramo de atividade terá dois dias na semana para realizar o atendimento ao público (veja quadro abaixo).

O intervalo de horário para funcionamento do comércio foi escolhido visando o menor número possível de pessoas usando o transporte público, cujo funcionamento novamente receberá alteração.

Segundo Rangel, o decreto foi elaborado em conjunto com a prefeitura de Guarapuava, por conta de semelhanças entre os municípios. “Não queremos multidão no Centro. E não adianta abrir tudo de uma só vez. A confiança do consumidor está abalada. Ninguém quer se expor, e nem é nossa intenção que saiam [de suas casas]. Mas, se precisa comprar, basta que saia uma pessoa”, acrescentou o prefeito.

 

Shopping center

Rangel disse que o decreto estadual que proíbe abertura dos shoppings será respeitado, mas propôs uma saída inovadora para o comércio nesses estabelecimentos. A ideia é que os consumidores possam comprar por aplicativos, Whatsapp ou telefone e retirar o produto no estacionamento – temporariamente gratuito – do shopping. O pagamento seria feito no local via maquineta ou pela internet. Não seria possível consumo no local, mas o comércio dessa forma seria permitido. O funcionamento prático da proposta será conhecido nos próximos dias.

 

Hora certa

Todo empresário, para retornar as suas atividades na próxima semana, deverá fazer um cadastro on-line, via formulário no qual assume responsabilidades e declaram compreender as circunstâncias do retorno do comércio. O sistema Hora Certa já está disponível no site da prefeitura.

Restaurantes, bares, pubs, casas noturnas, boates, clubes, associações recreativas, academias de ginástica, cultos e atividades religiosas e festas continuam proibidas. A prefeitura irá analisar o comportamento da cidade durante a semana, para verificar possíveis avanços no comércio e serviços nos próximos dias, também nesses segmentos.

 

Individuais

Atendimentos individualizados, como serviço de cabeleireiro, estão permitidos, de segunda a sábado, das 10 às 16 horas, somente com hora marcada. A sala de espera não poderá ser usada e os profissionais precisarão usar todos os equipamentos e cuidados para evitar a propagação da covid-19, descritos no decreto.

 

Dias* de abertura no comércio de PG

2ª e 5ª feira – lojas de eletrodomésticos e de utilidades domésticas

3ª e 6ª feira – lojas de vestuário e de artigos pessoais

4ª e sábado – demais atividades não proibidas

Domingo – nenhum local aberto

* Abertura das 10 às 16 horas

Confira o decreto na íntegra

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.