em

PG tem frota de veículos mais antiga do Paraná

Foto: Fábio Matavelli

Entre os cinco municípios do Paraná com maior frota de veículos, Ponta Grossa é aquele que possui o maior percentual de veículos antigos. Isso é o que aponta levantamento feito pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, com base em dados fornecidos pela assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e disponíveis na página on-line de estatísticas do órgão.

De acordo com os dados, Ponta Grossa possui, atualmente, 2.444.278 veículos com ano de fabricação anterior a 2001. Ou seja, são veículos com mais de duas décadas de uso, que correspondem a 30,4% de toda a frota em circulação nas ruas da cidade, que está em cerca de 220 mil veículos.

No comparativo com os demais municípios analisados, a cidade estaria no topo do ranking da frota mais velha do estado. Ainda considerando o percentual de veículos com mais de 20 anos desde a fabricação, estão logo em seguida Londrina (29,8%), São José dos Pinhais (26,8%), Curitiba (26,4%) e Maringá (24,9%).

O percentual de Ponta Grossa só não está acima da média estadual. No Paraná, 31,4% da frota tem mais de 20 anos. Chama a atenção também a evolução desse percentual nos últimos anos. A frota vinha se tornando mais jovem até o ano 2013, quando chegou a ter 21,7% da frota com mais de 20 anos. Desde 2014, esse percentual vem aumentando.

Incêndios em veículos

O dado faz supor que aí esteja a explicação para o alto número de incêndio em meio de transporte registrados em Ponta Grossa. Ao longo deste ano, o município já registrou 44 ocorrências do tipo, atendidas pelo Corpo de Bombeiros. É o maior número de carros pegando fogo. Londrina teve 41 casos, Maringá também. São José dos Pinhais 26 casos de incêndio em veículo até essa quarta-feira (23). Os dados de Curitiba apontam 90 situações.

Embora a cidade tenha esse alto número de incêndios em veículo, não foi possível constatar, por meio dos relatórios dos bombeiros, se os carros envolvidos tinham mais de 20 anos desde a fabricação. Aparentemente, não há relação entre idade do veículo e incêndio. Os casos estão mais relacionados à falta de manutenção adequada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.