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PG renova sinalização turística urbana e rural

A prefeitura de Ponta Grossa deve realizar, nas próximas semanas, a instalação de 100 novas placas indicativas dos pontos turísticos da cidade. A informação é da Secretaria Municipal de Turismo (SeTur), que afirma ter concluído, quase que em sua integralidade, as demandas apontadas no Plano de Metas 2017-2020 no item “turismo”.

Segundo o documento, que estipula objetivos em vários setores da administração municipal, ocorre neste ano o levantamento das condições em que se encontram as 23 placas turísticas instaladas no distrito de Itaiacoca e das mais de 50 placas turísticas instaladas na área urbana da cidade. O Plano colocava o ano de 2019 no cronograma para a manutenção dessas placas, mas a SeTur teria se antecipado.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, foram mapeadas 130 placas no total, das quais 40 precisavam de manutenção, já foram recuperadas e reinstaladas. Agora, a SeTur estaria trabalhando na produção das 100 novas placas, das quais 28 seriam exclusivamente turísticas e outras 72 mistas – com informações da cidade e de pontos turísticos. Entre as novidades está a criação de pórticos – estruturas para fixação de placas – nas principais vias de acesso à cidade. Os primeiros serão colocados na avenida Dom Pedro II, Nova Rússia, próximo à igreja São Sebastião, em uma parceria entre a SeTur e a AMTT. Tudo deve estar instalado até o final deste ano.

 

Recursos

De acordo com Hampf, ainda estão em desenvolvimento projetos em programas públicos e privados de incentivo ao turismo e, especificamente, à captação de recursos para a sinalização turística, de forma a receber financiamentos para a realização de melhorias, revitalizações, restauros e ampliações. “O incremento do setor de turismo, que experimenta um momento de ótimas perspectivas, demanda também estrutura, e é isso que estamos fazendo. Enquanto atuamos como indutores de negócios na área, investimos em informação e sinalização”, diz.

 

Iniciativa privada

Priscila Scheffer, que administra o Buraco do Padre, um dos principais pontos turísticos da cidade, lembra que a instalação de novas placas já demorou bastante. Em uma iniciativa do próprio parque, que fica em terreno particular, foram colocadas placas de indicação aos turistas em pontos estratégicos da cidade. “Houve uma ação da prefeitura, na saída de Curitiba, que funcionou. Outra do Governo do Estado, em pontos de ônibus, que fizeram aumentar o número de curitibanos no parque. Nosso maior desafio é que mais pessoas encontrem o Buraco do Padre por outros meios além da internet”, diz. Seguindo o exemplo, outros prestadores de serviços turísticos colocaram placas também, na região de Itaiacoca, onde ainda há potencial turístico.

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