em

PG renova contrato de gestão da UPA Santa Paula

A prefeitura de Ponta Grossa decidiu renovar, por mais 12 meses, o contrato com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), instituição que administra a gestão da UPA Santa Paula. Com contrato inicial firmado em agosto de 2014, o prazo para atuação do instituto expiraria em 31 de agosto, o que obrigaria a abertura de um novo edital para contratação de outra empresa, ou formalização de contrato emergencial por mais 12 meses.

O município optou por um novo aditivo de contrato, que estende a atual gestão da UPA até agosto de 2020. Entre os fatores que pesaram na decisão podem estar os números apresentados pela diretoria executiva da unidade, durante reunião com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), no mês passado, cuja ata foi divulgada em diário oficial nesta semana.

Conforme apontou, na ocasião, o diretor Juliano Steurer, a entidade presta contas mensalmente das atividades realizadas, e a maior parte dos atendimentos ultrapassa aquilo previsto em contrato.

Segundo ele, a exigência é de sete mil atendimentos, entre adultos e crianças, e a UPA atenderia 9.196, cerca de 31% mais do que o previsto. Os exames laboratoriais, que o contrato previa serem pelo menos três mil, têm mantido a média de quatro mil. Em julho, passaram de cinco mil, de acordo com os números fornecidos ao conselho.

Da mesma forma, estariam sendo realizados 400 raios-X a mais, suturas e curativas seriam 100 a mais. Apenas eletrocardiogramas seriam, em média, 20 a menos que o contratado, e ainda assim são em número de 480.

 

Estatísticas

Os dados apontam, também, para o aumento na média de pacientes que permanecem no local por mais que 24 horas. Em julho, foram seis casos. Também surpreende o número de crianças trazidas à UPA. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, em abril deste ano, os pacientes de 0 a 5 anos somaram 25,63% de todos os atendimentos no local. Em agosto, foram 16,51%. A unidade também verifica o aumento de pacientes com mais de 60 anos, que foram quase 18%.

 

Atendimentos por região de PG

Contorno 29%

Chapada 17%

Boa Vista 9%

Uvaranas 8/%

Outros 37%

 

Fonte: INDSH/CMS

* Estatísticas da UPA Santa Paula, considerando o aumento em atendimentos no mês de julho

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.