em

PG registra nova redução em multas por furar sinal

Ponta Grossa registrou nova queda no número de condutores flagrados furando o semáforo. Um levantamento feito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) a pedido do Diário dos Campos apontou que o número de notificações caiu de 3.774 (em 2016) para 3.702 (em 2017). Dessas, 1.865 foram aplicadas por agente de trânsito, e outras 1.837 por fiscalização eletrônica. A redução é bem menos expressiva que a verificada ao longo dos últimos quatro anos, período no qual a queda no número das multas chegou a 51,53%, mas revela o que pode ser um indicativo de que os motoristas de Ponta Grossa estão correndo menos.

O número pode significar uma maior eficácia na presença de agentes de fiscalização junto às principais esquinas, assim como o uso aprimorado de equipamentos eletrônicos. Mas também poderia ser interpretado como resultado de uma fiscalização menos eficiente, na qual os condutores estariam conseguindo descumprir a lei e se aproveitando da impunidade.

No entanto, as estatísticas do Corpo de Bombeiros parecem corroborar a ideia de que a redução se deve, mesmo, à diminuição na velocidade dos veículos. Isso porque o número de atropelamentos, que poderia ter aumentado diante do aumento no número de automóveis nos últimos anos, vem experimentando uma queda. Em 2014 foram 252 atropelamentos na área urbana do Município, enquanto que em 2017 foram registrados 235 casos.

 

Pedestres

No mesmo período, também aumentou o número de semáforos para pedestres, o que colaborou para organizar melhor o tempo de travessia das pessoas nas esquinas mais movimentadas, e obrigou os condutores a darem mais atenção a esse tempo.

O presidente da AMTT, Roberto Pellissari, não tem dúvidas de que os números apontam para a sensibilização dos condutores para o cuidado no trânsito diário. “A diminuição das infrações se deve ao fato das ações da AMTT com relação a blitz educativa, orientando e conscientizando os motoristas”, disse.

Multas foram aplicadas por agentes e sistema eletrônico (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.