Menu
em

PG receberá mais uma obra bilionária de energia elétrica

Linha de transmissão vai ligar Ponta Grossa a Assis (SP); obra deve gerar 3.500 empregos

Foto: Divulgação

Depois do projeto Gralha Azul, executado pela Engie, Ponta Grossa está prestes a receber mais uma obra bilionária relacionada ao reforço da rede de energia elétrica. Trata-se de uma linha de transmissão que vai ligar o sistema da cidade ao de Assis, município de São Paulo.

Executado pelo carioca Taesa, um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil, o investimento receberá um aporte de cerca de R$ 1,8 bilhão e foi nomeado de “Ananaí”.

Serão 363 km de linhas de transmissão de 500 kV e 525 kV e 4 subestações. De acordo com informações repassadas pela Taesa à reportagem do DC, entre diretos e indiretos é estimada a geração de 3.500 empregos durante a construção da rede. “A maior parte será gerada nos locais de execução das obras”, garantiu a empresa.

O prazo estipulado para a energização é março de 2027 e a empresa afirma que as obras serão iniciadas tão logo sejam recebidas as devidas autorizações dos órgãos ambientais. Nesta segunda-feira (31) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tornou público que recebeu e aceitou para avaliação o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do empreendimento.

Objetivo

Conforme explica a empresa, as linhas de transmissão Ponta Grossa – Assis farão parte do Sistema Interligado Nacional, que tem por finalidade prover e aumentar a confiabilidade da transmissão de energia gerada no país. “Esse será o grande benefício para Ponta Grossa e região”, afirma, explicando também que a obra de energia “também proporciona aumento da capacidade de interligação Sul – Sudeste, que é fundamental em cenários de baixa disponibilidade do parque gerador da região Sul”.

Cidades

As linhas de transmissão do projeto Ananaí vão passar pelos seguintes municípios: Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Telêmaco Borba, Curiúva, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Abatiá, Bandeirantes e Andirá, do Paraná e também Palmital, Cândido Mota e Assis, de São Paulo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile