em

PG possui dois médicos para cada mil habitantes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) divulgou, nesta semana, um levantamento demográfico dos médicos atuantes no Estado. As estatísticas apontam que Ponta Grossa possui 2,05 médicos para cada mil habitantes. O número, considerado baixo pelos conselhos de medicina, está alinhado com o que ocorre em nível estadual. O Paraná possui, em média, 2,09 profissionais por mil habitantes.

Em Ponta Grossa, a maior parte dos médicos é composta por homens. São 464 médicos e 242 médicas. Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral são as especialidades com maior número de profissionais no Estado. Na cidade, essas atividades contam, respectivamente, com 47, 55 e 49 médicos.

Em contrapartida, outras especialidades praticamente não possuem atendimento na cidade. Alergia e Imunologia tem apenas dois médicos. Não há nenhum cancerologista ou cirurgião oncológico, por exemplo, segundo informa o portal do CRM-PR. As especialidades com menor número de especialistas no Paraná são genética médica (13), medicina física e de reabilitação (21), radioterapia (42), patologia clínica (43), medicina esportiva (45).

Na avaliação dos conselhos, o baixo número de profissionais decorre da falta de políticas públicas para fixação em municípios mais distantes e regiões menos desenvolvidas. Os números apresentados confirmariam que o aumento de médicos em nível nacional nos últimos anos não tem repercutido nas regiões mais distantes e menos desenvolvidas. Também apontariam que a presença significativa de profissionais em alguns estados e municípios não tem sido suficiente para eliminar problemas graves de funcionamento da rede pública e de acesso aos serviços, decorrentes da falta de qualidade na gestão e da adoção de políticas públicas eficientes no setor.

 

Levantamento

Os dados constam da pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. O levantamento, coordenado pelo professor Mário Scheffer, usou ainda bases de dados da Associação Médica Brasileira (AMB, Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Educação (MEC).

 

Dados nacionais

Para uma população de 207,7 milhões de pessoas, o Brasil tem hoje 452,8 mil médicos, o que corresponde a 2,18 médicos por mil habitantes. Os homens são maioria nessa profissão, 55,1%, enquanto as mulheres são 44,9%. Em 2010, data de realização da primeira demografia médica, as mulheres eram 41% do conjunto de profissionais.

 

Regiões

Enquanto a média nacional é de 2,18 médicos por mil habitantes, na Região Norte ela é de 1,16. Em seguida como pior distribuição de médicos está a região Nordeste, com 1,41 médicos por mil habitantes. A região Sul vem em seguida, com 2,31 médicos por mil habitantes. São 68.430 médicos (15,2%) para uma população de 29,6 milhões (14,3%). Não há muita diferença entre a melhor e a pior distribuição: a melhor distribuição é o Rio Grande do Sul, com 2,56, e o pior é o Paraná, com 2,09. Puxado pelo Distrito Federal, que tem 4,35 médicos por mil habitantes, o Centro-Oeste é a segunda região com melhor distribuição: 2,36. O Sudeste, que responde por 41,9% da população brasileira, apresenta uma proporção de 2,81 médicos por mil habitantes.

Em Ponta Grossa, existe um médico para cada 487 pessoas (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.