em

PG irá enviar macaco morto para laboratório na capital

Uma equipe do departamento de Zoonoses da prefeitura de Ponta Grossa inspecionou região de mata no entorno do Alagados, na tarde de segunda-feira (6), depois que uma macaco foi encontrado morto e sem causa aparente. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pela assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde. Segundo a prefeitura, o animal da espécie bugio foi encontrado por um dos frequentadores da região (4). Orientado pelo Zoonoses, populares coletaram e embalaram o animal, que foi entregue aos técnicos da prefeitura na noite daquele mesmo dia.

As buscas realizadas na segunda-feira tiveram o objetivo de verificar a ocorrência de outros macacos mortos na região, o que poderia ser um forte indício da presença do vírus da febre amarela, sobre o qual esses animais possuem menor resistência que os humanos. No entanto, nenhum outro animal morto foi encontrado.

Nesta quarta-feira (8), fragmentos do animal recolhido serão encaminhados para laboratório em Curitiba, onde devem passar por análise para confirmar, ou refutar, a hipótese de contaminação. Em março, a ocorrência de macacos mortos na zona rural de Castro levou aquele município a ampliar a vacinação contra a febre amarela junto à população.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.