em

PG é sede para evento que orienta manejo sustentável do solo

Ponta Grossa será sede, entre os dias 28 e 31 deste mês, da 6ª Reunião Paranaense de Ciências do Solo. A RPCS 2019 é realizada pela UEPG e ocorre pela primeira vez no município, e tem como foco principal a modernização de técnicas e a sustentabilidade no uso do solo. Com número máximo de 450 participantes, o evento já conta com 389 pessoas inscritas dentre as quais cerca de 50% são estudantes de graduação e pós-graduação, o restante é composto por engenheiros agrônomos e empresários do setor de agronegócio.

O professor da UEPG, Adriel Ferreira da Fonseca, é coordenador do RPCS, segundo ele o evento mais importante do Paraná em ciências do solo. Tanto que servirá para que a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná (Nepar-SBCS) realize o lançamento oficial de seu manual de manejo e conservação do solo e da água para o estado do Paraná, publicação.

“É um evento voltado tanto para a agricultura familiar como a empresarial. Mas autoridades e professores dividirão espaço com especialistas do exterior. Nosso objetivo é tornar a produção agropecuária mais sustentável, já que o maior problema da agropecuária hoje é a perda de solo, de nutrientes e poluição de água”, diz Fonseca. As inscrições e informações detalhadas a respeito do evento podem ser conferidas no site rpcs2019.com.br.

 

Incentivo

O RPCS 2019 contou com recursos viabilizados por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo. Karen Kobilarz é a turismóloga responsável pela captação de recursos para o evento, e explica que essa é uma forma importante de impulsionar o turismo na região. “A lei permite o abatimento de até 60% do IPTU, tanto de pessoa física quanto jurídica, que patrocinam eventos capazes de fomentar o turismo. O RPCS, por exemplo, direciona os visitantes a fazerem visitar no Parque Estadual de Vila Velha e no Buraco do Padre”, explica, destacando que o programa de incentivo viabilizou R$ 35 mil para o evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.