Menu
em

PG deverá oferecer alimentos orgânicos na merenda escolar

Foto: Arquivo DC

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 235/2023, que obriga a Prefeitura a adquirir produtos orgânicos ou de base agroecológica para alimentação escolar na rede municipal de ensino. O PL, de autoria do Mandato Coletivo, agora segue para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (União).

Leia mais: Prefeitura de Ponta Grossa vai usar áreas verdes para habitação

Segundo a matéria, além de estar livres de agrotóxicos, os alimentos a serem adquiridos precisam possuir certificação orgânica, ou seja, os produtores precisam ser credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, preferencialmente, serem de Ponta Grossa.

A aquisição, ainda conforme o PL, será feita por chamada pública de compra. “O município instituirá um programa de fomento da agricultura familiar agroecológica, com elemento orçamentário específico da Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, através do qual o município poderá adquirir insumos e materiais diversos e equipamentos agrícolas, a serem repassados para agriculturas, de forma subsidiada, mediante apresentação de projeto técnico”, diz o texto.

Na justificativa ao projeto, a vereadora Josi Kieras (PT) destacou que a cidade possui 74 agricultores com certificação orgânica de seus produtos. Em todo o Paraná, são quase 4 mil.

Programa de Aquisição de Alimentos

E nesta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento assina um novo contrato do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa possui duas finalidades: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

Leia também: Operário Ferroviário anuncia 31 vagas de emprego em diferentes áreas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile