em

PG deve atualizar dados de 80 mil pacientes pelo SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou, nesta semana, o processo de atualização dos cadastros de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ponta Grossa. O trabalho é realizado pelos 360 agentes comunitários que atuam no município, mas a SMS já sabe que é impossível para essa equipe realizar o recadastro dentro do período estipulado pelo Ministério de Saúde. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, o Governo Federal ofereceu o prazo de quatro meses para que as informações estejam atualizadas em todos os municípios.

“Algumas pessoas só tinham um número do Cartão SUS, como agora o monitoramento será feito pelo CPF, os cadastros que não tenham CPF e celular cadastrados, ou que estejam com informações inconsistentes, precisarão ser refeitos”, explica Manjabosco.

Em Ponta Grossa, a prefeitura estima que haja aproximadamente 330 mil cadastros, dos quais cerca de 80 mil estão desatualizados. Para revisar esses dados, cada Unidade Básica de Saúde adotará uma estratégia diferente, o que inclui o uso de cartazes chamando a população, ou o contato direto entre os agentes e os usuários do sistema.

Segundo Manjabosco, nesse momento não é necessária uma corrida da população até a UBS para atualizar os cadastros. Ainda há quatro meses para que o processo avance. Mesmo assim, a SMS já iniciou a divulgação desse trabalho, para que os ponta-grossenses estejam avisados sobre a necessidade já que, no futuro, pode ser preciso aguardar mais tempo na UBS até que o cadastro seja atualizado, antes do efetivo agendamento ou atendimento médico.

 

Estatísticas

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que o novo modelo de financiamento da atenção primária irá se concentrar nesses cadastros atualizados, ao passo que, até o momento, ocorriam com base nas estatísticas do IBGE sobre a população dos municípios. A falta de atualização no cadastro não deve gerar impedimento nos atendimentos rotineiros pelo SUS, mas a prefeitura orienta os pacientes que, caso forem buscar atendimento em UBS, levem também CPF, RG e comprovante de residência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.