em

PEPG tem primeira rebelião e causa tensão em Ponta Grossa

Presos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) se rebelaram no final da manhã de quarta-feira (24). Este é o primeiro motim registrado no complexo penal e começou por volta das 11 horas, quando os detentos estavam no solário e renderam dois agentes penitenciários no local. De acordo com informações do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), apenas uma parte da unidade foi atingida pela rebelião.

Logo que o motim foi confirmado, equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar realizaram o isolamento das ruas que davam acesso à PEPG. O Pelotão de Choque da PM, juntamente com o Grupo Especial de Agentes Penitenciários também se deslocaram até à unidade.

Do lado de fora, era possível ver uma fumaça preta saindo de dentro da penitenciária por conta da queima de colchões. Um dos detentos subiu no telhado e reivindicava por um aparelho celular. Familiares dos presos também aguardavam ansiosos em frente ao local em busca de informações.

Equipes do Choque tentaram se aproximar mas, por conta da confusão, acabaram efetuando disparos de balas de borracha e bombas de efeito moral para intimidar a ação dos detentos.

Detentos queimaram colchões durante o motim. (Foto: Luana Souza)

Momentos depois, todos acabaram se entregando e libertaram os dois reféns. O Corpo de Bombeiros apagou o incêndio e os socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (Siate), com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu), prestaram atendimento aos dois agentes, de 51 e 42 anos.

Informações apontam que uma das vítimas sofreu ferimentos no rosto em decorrência das agressões e outro agente estaria ferido na região do pescoço. Os dois foram encaminhados até à Santa Casa de Misericórdia.

Por volta das 12h30 dois carros pertencentes ao Depen chegaram na PEPG para realizar uma operação pente-fino dentro das celas. Os motivos que levaram à rebelião não foram informados. A Penitenciária está com 527 presos e tem capacidade para abrigar 432.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.