em

Pauta do leitor: bueiros sem tampa põem pedestres em risco

Após ferir o joelho, Vilmar contou 30 bueiros com tampá quebrada

Foto de Vilmar Degraf mostrando mato alto que cresceu em passeio da Avenida Frederico Constant Degraf
Mato também esconde buracos em trechos da calçada / Foto: José Aldinan

O empresário ponta-grossense Vilmar Degraf, 76 anos, gosta de fazer caminhadas. Por isso, ficou satisfeito quando viu a Avenida Frederico Constant Degraf, no Bairro Chapada, receber pavimentação e passeio, há cerca de seis anos. Não só porque trata-se da via cujo nome homenageia o irmão de seu avô, mas também porque passou a oferecer condições ideais para as caminhadas, que Vilmar já realiza há 12 anos. Mas bueiros sem tampa estão diminuindo o prazer de caminhar ao longo da avenida.

Bueiros sem tampa

O sábado (26), por exemplo, não resultou em uma boa experiência. Durante a caminhada, ele encontrou alguns amigos, e se atrasou no retorno pelo trajeto. Já começava a escurecer, e Vilmar não viu um bueiro sem a tampa de proteção. Acabou enfiando o pé, e por pouco não se machucou feio.

“A iluminação do poste não permite ver com clareza o passeio. Caí dentro e, felizmente, só machuquei o joelho. Mas aqui muita gente faz caminhada. É inadmissível que não haja manutenção”, diz Vilmar, que decidiu percorrer novamente o local no domingo, dessa vez verificando cada bueiro.

De bloquinho e caneta nas mãos, foi anotando a situação de cada um, e listou, ao longo de toda a avenida, 30 quebradas e oito sem tampa. De posse dessas informações, ele entrou em contato com o Diário dos Campos e portal dcmais, querendo saber: o que a prefeitura fará a respeito?

Mapeamento

Questionada pelo DC, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o Município ainda não tinha conhecimento da situação mencionada, e que não havia protocolo referente aos danos em tampas de bocas de lobo.

“A solução será realizar um mapeamento da via, identificando a extensão dos problemas relatados e realizando o devido reparo nos bueiros quebrados”. A prefeitura acrescentou que, em média, o Município substitui 65 tampas por mês devido a danos estruturais. A população pode ajudar fazendo solicitação de reparo através dos canais da Prefeitura, como a plataforma on-line 156.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.