em

Pastoral da Criança acompanha 500 mães em PG

A Pastoral da Criança, Diocese de Ponta Grossa, atende cerca de 500 mães em 246 comunidades da cidade. O trabalho desenvolvido pelas equipes diocesanas são divididos em orientações e atendimentos às mães e às crianças e encaminhamentos de saúde.

A coordenadora diocesana da Pastoral, Ana Caetano, explica que as chamadas líderes passam nas comunidades uma vez por mês para ouvir os problemas das mães e direcionar a melhor forma de atendimento. "A partir do que elas nos relatam, nos encaminhamos para a Unidade de Saúde e Centros de Referência de Assistência Social (Cras)", explica.

As crianças também recebem uma mistura em pó de farelo de trigo e sementes torradas para misturar na comida. Todos os meses, as equipes da pastoral vão até as comunidades para saber se todos estão acima do peso. "Vemos que as mães têm confiança em nosso trabalho e nos procuram para buscar orientações. Muitas delas receberam atendimento quando eram crianças e voltam a nos procurar com os seus filhos", diz Ana.

Mães e filhos são acompanhados pela Pastoral da Criança. (Foto: Fábio Matavelli)

Enxoval

O programa Parto Humanizado, uma parceria entre a Pastoral e a concessionária CCR RodoNorte, também beneficia as mães de toda a região com a entrega de kits de enxovais para as gestantes. As mulheres também são orientadas sobre os cuidados a serem tomados desde a gestação até os primeiros meses de vida do bebê. O objetivo do programa é o combate à mortalidade materna e infantil. Desde o início do projeto, em 2002, cerca de 45 mil gestantes já foram atendidas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.