em

Parques de Ponta Grossa devem ter espaço para cães

A prefeitura de Ponta Grossa sancionou, na última semana, a lei 13.512/2019, que dispõe sobre a instalação dos playpets, espaços limitados e cercados, no interior de parques e praças, visando a diversão segura e livre circulação de cães em espaços públicos da cidade. De autoria do vereador Jorge da Farmácia, a proposta visa garantir espaço adequado para minimizar o estresse dos animais que ficam por muito tempo apenas confinados em casa.

A ideia é dar aos responsáveis pelos animais, que muitas vezes permanecem várias horas apenas em apartamento, um local adequado para convívio com outros animais. Na prática, o animal conduzido para um passeio poderia ter como destino o playpet. A proposta também é gerar emprego, já que esses locais podem ser construídos com mão de obra local, e estimular parcerias público-privadas para equipar os parques.

O playpet segue conceito similar ao implementado, em caráter experimental, nas imediações da arena multiuso, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Denominado “parcão”, o local veio com essa proposta, e também tem como objetivo prevenir os maus tratos de animais, especialmente com a lei 13.411, sancionada também este ano. Entre outros itens, a lei proíbe manter os animais privados de liberdade de locomoção.

 

Perto de casa

Lorena Malaquias Delgobo aprova a ideia dos playpets. Ela tem duas cachorrinhas de pequeno porte, e acha importante ter um lugar público para levá-las. “Eu costumava ir até o parque Monteiro Lobato, mas moro no Centro. Depois que descobri o parque aqui perto, ficou bem melhor”, comenta. A lei dos playpets ainda deve ser regulamentada pelo poder executivo. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.