em

Paróquia de PG homenageia ‘santo padroeiro da internet’

Tapete trouxe nome do jovem que tende a ser canonizado pela Igreja / Foto: Divulgação Diocese PG

O tradicional tapete de Corpus Christi é uma atração à parte na celebração anual, que movimenta milhões de fiéis em todo o País a cada ano. Na última quinta-feira (30), a celebração do feriado mais uma vez envolveu a população de Ponta Grossa na preparação de desenhos feitos com serragem, tampinhas e outros materiais alternativos.

Apesar de efêmeras (a procissão passa sobre o tapete e desmancha a arte em poucas horas) as imagens são um importante indicativo de preocupações, anseios e desejos da população. Em meio às mensagens deste ano, uma chamou atenção: a homenagem a Carlo Acutis, o jovem que vem sendo chamado de “padroeiro da internet”.

Carlo Acutis homenageado

O nome e rosto do jovem Carlo Acutis tem um motivo particular para figurar em tapete montado no Centro de Ponta Grossa. Priscila dos Santos Donato, da Paróquia Perpétuo Socorro, explica que a autoria do trabalho é do Grupo de Jovens Carlo Acutis, do qual ela própria faz parte.

Priscila o enalteceu como referência jovem, literalmente, para outros jovens. “Serve como exemplo para que nós estejamos firmes no nosso caminhar. Pedimos sua intercessão para manter viva a nossa fé. Um santo pra ser chamado de nosso”, definiu.

Segundo a Diocese de Ponta Grossa, o jovem será considerado oficialmente como santo da Igreja, pelo Papa Francisco. Consta que Carlo Acutis foi um italiano nascido em Londres (Inglaterra) em 1991, e que faleceu em decorrência de uma leucemia em 2006, aos 15 anos. Nos meses que antecederam sua morte, desenvolveu e alimentou um site onde reuniu informações sobre milagres eucarísticos e as aparições marianas aprovados no mundo.

Carlo Acutis faleceu de leucemia aos 15 anos / Foto: ANSA

Em um cenário no qual a Igreja precisa da aproximação dos jovens, a figura do novo santo tende a unir a fé tradicional e a juventude conectada à internet. Carlo Acutis foi beatificado em 2020, após autorização do papa Francisco. Dessa forma, também vem sendo chamado de “Beato Millennial”, em referência aos jovens que vêm se identificando com sua história.

Canonização de Carlo Acutis

O santo papa autorizou o início de processo para canonização de Acutis no último dia 23 de maio, após reconhecer o segundo milagre atribuído ao jovem: a cura de uma jovem na Costa Rica, que havia entrado em coma irreversível após um acidente de bicicleta.

O corpo de Acutis está, atualmente, em um esquife de vidro na Igreja Santa Maria Maggiore, em Assis, na Itália. Nos últimos dias, a visitação ao local cresceu. Fiéis podem ver o corpo do rapaz, usando calça jeans e tênis, e fazer suas preces. (com assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.