em

Pais devem fazer pré-cadastro de crianças para vacina em PG

Enfermeira com ampola de dose de vacina contra a covid-19 em sua mão.
Foto: José Fernando Ogura / AEN

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Ponta Grossa vai dar início à vacinação contra covid do público infantil, previsto no Plano Nacional de Imunização para crianças de 5 a 11 anos completos. A primeira remessa de doses para este público deve ser repassada ao município no início da próxima semana, bem como a realização do treinamento das equipes sobre a dosagem e diluição dos imunizantes para aplicação pediátrica.

Conforme o dcmais antecipou, Ponta Grossa vai adotar estratégia diferente da anterior para a imunização dos pequenos. Nesta sexta-feira (14) o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco, deu os primeiros detalhes do funcionamento.

“Para a vacinação das crianças, vamos abrir um pré-cadastro no site, para termos o controle mais preciso de qual é a quantidade de público em cada faixa etária e o total de crianças com comorbidades. Nossa estimativa é que este público seja em torno de 35 mil crianças e a imunização vai ocorrer seguindo as mesmas prioridades que nas etapas anteriores: iniciando pelo grupo com comorbidades, e reduzindo a faixa etária gradativamente, primeiro com os de 11 anos completos, até chegamos aos de 5 anos completos”, explica.

Pré-cadastro

Para mapear o total de público de 5 a 11 anos completos, será aberto na próxima semana um pré-cadastramento no site da Prefeitura, onde deve ser informado os dados da criança, dados do responsável e se há ou não comorbidade.

Com o cadastro em mãos, a Fundação Municipal de Saúde vai programar as etapas de vacinação deste público conforme o recebimento de doses. Para este grupo não será feito agendamento no sistema padrão.

Com base no pré-cadastramento, a Prefeitura vai fazer o agendamento quando houver doses disponíveis, atendendo por prioridade e ordem de cadastramento.

“Por exemplo, se tivermos 1000 doses disponíveis para uma etapa de vacinação pediátrica, faremos automaticamente o agendamento dos 1000 primeiros cadastros, considerando os mais velhos, com comorbidade. Vamos divulgar apenas para que o público faça a consulta para verificar o horário do agendamento posteriormente. Mas a partir do pré-cadastro, estará já garantida a vacinação, sempre de acordo com a disponibilidade de doses”, explica Manjabosco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.