em

Outubro mostra desaceleração no número de mortes pela covid em PG

Foto: Arquivo DC

Apesar de registrar 1.657 novos casos de covid-19 em Ponta Grossa, o mês de outubro apresenta desaceleração nas mortes causadas pela doença. A constatação é baseada nos dados divulgados diariamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O patamar dos óbitos está, até o momento, abaixo das médias registradas tanto em agosto quanto em setembro.

Os 27 dias de outubro acumulam 32 mortes pelo coronavírus. São 18 registros a menos se comparado a setembro, quando Ponta Grossa atingiu o pico de óbitos: 50.

As estatísticas do mês vigente ainda estão abaixo de agosto. No oitavo mês de 2020, o município princesino somou 41 mortes (média de 1,32 por dia). Em outubro esta mesma média está em 1,18, o que mostra uma leve desaceleração de casos fatais.

Desde o último final de semana, a Fundação de Saúde confirmou apenas dois casos em que pacientes com a covid-19 não resistiram à doença. Um deles foi no domingo (25), quando um homem de 66 anos, com comorbidades, morreu em leito de UTI. Ele lutava há quase um mês contra o vírus.

A segunda morte nos últimos quatro dias foi oficializada na tarde desta terça-feira (27). Uma idosa de 80 anos, também como comorbidades, perdeu a vida no Hospital Universitário Regional (HU-UEPG). A vítima era natural de Erechim e morava no Centro de Ponta Grossa. A infecção pelo coronavírus foi registrada no dia 9 de outubro.

Boletim diário

Ponta Grossa registrou nesta terça-feira (27) mais 97 pessoas com a covid-19. De acordo com os dados atualizados da Fundação Municipal de Saúde, a cidade tem 6.884 casos positivos de coronavírus desde o início da pandemia.

Dos mais de 6,8 mil contaminados, 4.452 pacientes são considerados recuperados, 2.259 estão em isolamento domiciliar, 8 em leito de enfermaria e 15 em leito de UTI.
Até agora Ponta Grossa registrou 136 óbitos em decorrência da doença; há ainda outros 14 óbitos por covid-19 a serem confirmados.

Além dos pacientes positivados, 13 ponta-grossenses estão hospitalizados com suspeita de estarem contaminados pelo coronavírus. Também estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância epidemiológica 3.682 pessoas com casos suspeitos.

Ocupação de leitos

Na Ala Covid do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), que é referência regional no tratamento da doença, a ocupação dos leitos apresenta estabilidade: das 30 UTIs, 21 estão ocupadas. E dos 34 leitos clínicos, 21 estão ocupados.

Nos demais hospitais públicos e privados de Ponta Grossa – que incluem o Centro Hospitalar São Camilo, Hospital Geral Unimed, Hospital Municipal Dr Amadeu Puppi, Hospital Bom Jesus, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário, cujos leitos não são exclusivos para pacientes com covid-19, das 95 UTIs, 76 estão ocupadas. Entre os leitos de enfermaria, dos 621 leitos, 358 estão ocupados.

Mortes pela covid-19 em Ponta Grossa

Junho: 1
Julho: 12
Agosto: 41
Setembro: 50
Outubro: 32

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.