Menu
em

Operário vai pegar o Santos na 1ª fase da ‘Copinha’. Veja grupo

Em 2020, Fantasma teve a primeira participação na Copinha. Foto: José Tramontin/OFEC/Arquivo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou no final da tarde desta segunda-feira (13) os grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. O Operário Ferroviário vai para a segunda participação na competição de base. Na primeira fase, o Fantasma integra o Grupo 8, com sede na cidade de Araraquara. Além do alvinegro paranaense estão na chave Santos (SP), Ferroviária (SP) e Rondoniense (RO). Assim, o grupo do Operário na Copa São Paulo 2022 é bastante difícil do ponto de vista técnico.

Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada grupo, classificando-se as duas melhores campanhas. A partir da segunda fase, todos os jogos são de mata-mata. 

A edição 2022 da ‘Copinha’, como é carinhosamente chamada, tem 128 clubes participantes. Eles estão divididos em 32 grupos. Cada chave tem uma sede diferente no estado de São Paulo. O campeonato começa no dia 2 de janeiro e segue até dia 25 – aniversário da capital paulista. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo SporTV, na plataforma Paulistão Play, no YouTube e na Eleven.

Esta será a 52ª edição do torneio, que acontecia sem interrupções desde 1969. No ano passado, no entanto, a Federação Paulista optou por cancelar a edição de 2021 em decorrência da pandemia de covid-19.

De acordo com o regulamento, a Copa São Paulo 2022 pode ter atletas de 15 a 21 anos de idade (nascidos de 2001 a 2006).

Divulgação

O evento de divulgação dos grupos começou com vídeo de apresentação da competição. Nele havia imagens de grandes craques brasileiros jogando a Copinha e atualmente brilhando na Europa. Casos de Neymar, Gabriel Jesus, Vinícius Júnior e Raphinha, integrantes da Seleção Brasileira.

Na sequência, o presidente da CBF em exercício, Ednaldo Rodrigues, discursou. “Estamos aqui para tratar de uma das competições mais importantes não só do Brasil, mas do mundo”, enfatizou.

O evento também teve as presenças do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e dos ex-jogadores Mauro Silva e Djalminha.

Mauro Silva chegou a comparar o evento com a Copa do Mundo. “Para qualquer garoto na base jogar na Copinha é o mesmo que o atleta profissional jogar uma Copa do Mundo. Uma vitrine que todos querem participar. A visibilidade que a competição traz para o atleta é muito grande”, disse.

Sede

O grupo do Operário na Copa São Paulo 2022 vai ficar em uma das principais sedes da competição. A cidade de Araraquara tem quase 240 mil habitantes e é a casa da Ferroviária (SP). No profissional, o clube participou da Série D do Campeonato Brasileiro e ‘bateu na trave’ em conseguir o acesso para a terceira divisão nacional neste ano. A Ferroviária ficou na 5ª colocação.

O Estádio Doutor Adhemar de Barros – mais conhecido como Fonte Luminosa – tem capacidade para 20 mil torcedores. O palco deve ‘lotar’ nas partidas do Santos na Copinha. O Peixe está na mesma chave do Operário. O clube responsável por revelar Neymar tem três títulos da competição de base: 1984, 2013 e 2014.

Fecha o grupo o Rondoniense Social Clube, da cidade de Porto Velho (RO). Neste ano, a equipe profissional foi sexta colocada no Campeonato Estadual. Ao todo, oito clubes participaram da competição.

Paranaenses

Além do Operário Ferroviário, representam o estado na edição de 2022 da Copa São Paulo mais três times: Athletico, Coritiba e Londrina.

Primeira disputa

Em 2020, após despontar no cenário nacional do futebol profissional, o Operário esteve entre os 128 clubes da competição. Foi a primeira aparição alvinegra e ela terminou na segunda fase.

Os garotos do Fantasma empataram sem gols com o São Paulo, que era o atual campeão, ficaram no 2 a 2 com o EC São Bernardo (SP) e venceram o Palmeira (RN) por 3 a 1.

Na fase seguinte, o time empatou com o Santa Cruz por 1 a 1 e acabou derrotado nos pênaltis por 3 a 2.

Preparação

A base do Fantasma, comandada pelo técnico Joel Preisner, está em treinamento intensivo para a segunda participação. No final de semana, os garotos atuaram em jogo-treino contra o Athletico. A partida terminou empatada em 1 a 1. O Operário havia marcado o primeiro ainda no início do confronto com o atacante Alemão e levou a igualdade nos minutos finais.

O Fantasma começou o jogo preparatório com Guilherme; Robinho, Vitor, André Molina e Patryck; Gustavo, Rafael e André; Alemão, Lucas Rosas e Pio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile