em

Operário chega a 20 jogadores com contrato para temporada 2022

Meia Marcelo em jogo entre Operário e Cruzeiro pela Série B do Campeonato Brasileiro
Meia Marcelo é um dos remanescentes para a próxima temporada. Foto: José Tramontin/Arquivo OFEC

Após oficializar as chegadas do lateral esquerdo Romário (ex-Coritiba) e do zagueiro Thales (ex-Guarani) para o elenco de 2022, o Operário Ferroviário alcançou a marca de 20 jogadores acertados para a próxima temporada. Isso significa 66% do que o técnico Ricardo Catalá pretende ter à disposição para iniciar o ano. A tendência é que até a estreia do Campeonato Paranaense o Fantasma anuncie mais dez atletas.

Ao final da Série B, o treinador afirmou que pretende trabalhar com elenco enxuto, formado por 30 jogadores. O número é semelhante ao qual estava nos planos de Matheus Costa na pré-temporada passada. Tanto foi assim que 2021 vai terminar como o ano em que o clube menos usou jogadores. Foram 39 peças escaladas ao longo do ano. Em 2020 haviam sido 46 e em 2019 totalizou 41 nomes.

Mais uma vez o Operário prioriza aqueles que já estavam em Vila Oficinas. Dos 20 nomes assegurados, 18 são remanescentes. Nove deles terminaram a temporada entre os titulares. A lista pode aumentar caso o centroavante Paulo Sérgio aceite a proposta da direção alvinegra. No entanto, o jogador que terminou como artilheiro da equipe na Série B é alvo de outros clubes do país. O único titular de fora é o zagueiro Fábio Alemão, que pode acertar com o Sport (PE).

Na lista de renovações do elenco do Operário para 2022 há nomes um pouco mais contestados por parte da torcida. São os casos de Fabiano, Rafael Chorão, Felipe Garcia e Schumacher. É comum encontrar alguns torcedores criticando alguns desses jogadores. Mas os quatro ganharam espaço com Catalá na reta final do Brasileiro.

Fabiano foi ocupando aos poucos a vaga que era absoluta de Djalma Silva. O lateral esquerdo chegou a balançar as redes contra o Botafogo no Engenhão. Catalá parece ter encontrado a receita para a escalação de Rafael Chorão no meio, algo que os antecessores tinham dificuldade.

Felipe Garcia terminou 2021 como o jogador alvinegro que mais participou diretamente de gols. Foram oito gols e quatro assistência na temporada. Por fim, Schumacher, que participou das principais conquistas recentes do clube, passou a ser o reserva imediato de Paulo Sérgio nas rodadas finais. Fez gol na partida contra o Remo e dá indício de que será mais usado no próximo ano.

Reforços

Romário e Thales foram as primeiras novidades confirmadas no elenco. O primeiro tem experiência em Série B, foi bem pelo Cuiabá em 2020, mas não conseguiu se firmar entre os titulares no Coritiba. Acabou perdendo espaço no grupo de Gustavo Morínigo.

Já o zagueiro Thales vinha como titular absoluto do Guarani, que brigou até a rodada final pelo acesso à elite. A torcida do Bugre queria a permanência do atleta em Campinas e lamentou a perda. O técnico Allan Aal chegou a indicar a contratação para o CRB, mas Thales fechou com o Operário. O cenário mostra que era um nome concorrido no mercado nacional.

Com as 20 peças, o elenco do Fantasma ainda tem lacunas em todos os setores. Lateral direita, zaga, ‘volância’ e o comando de ataque são as zonas mais carentes. Um terceiro goleiro também será necessário.

A estreia alvinegra na próxima temporada está agendada para 23 de janeiro, quando a equipe recebe o União, de Francisco Beltrão, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense.

Os 20 jogadores do Operário para 2022

Goleiros
Thiago Braga e Simão

Laterais
Romário, Fabiano e Lucas Mendes

Zagueiros
Thales, Reniê e Rafael Bonfim

Volantes
Leandro Vilela e Gustavo Lopes

Meias
Rafael Chorão, Marcelo, Leandrinho e Tomás Bastos

Pontas
Rafael Oller, Jean Carlo, Alemão, Felipe Garcia e Thomaz Santos

Centroavante
Schumacher

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.