em

Operário tem apenas dois pontos a mais em relação à Série B 2019

Fantasma tem mais investimento, mas números parecidos após 12 jogos

Meia Marcelo é um dos jogadores que estava na equipe do ano passado e permanece em 2020. Foto: José Tramontin/OFEC

O técnico do Operário Ferroviário, Gerson Gusmão, costuma afirmar que a comparação entre o desempenho da equipe de 2019 e de 2020 não repassa uma exata realidade, pois são elencos bem diferentes. Porém, é fato que os números do Fantasma – mesmo com maior investimento em jogadores na atual temporada – evoluíram pouco de um ano para cá.

O DC levantou dados entre os dois desempenhos após 12 rodadas e as estatísticas mostram semelhanças. O alvinegro atual é melhor, mas com apenas dois pontos de vantagem para 2019. São 17 pontos somados neste ano contra 15 do anterior.

Porém, após a derrota para o Juventude, é possível afirmar que a equipe está em viés de baixa. São três jogos consecutivos sem vencer. Por outro lado, o time que tinha o comando de Felipe Augusto no ataque estava em alta: eram quatro jogos sem derrota, mas com dois empates consecutivos que terminaram com a fatídica derrota por 4 a 2 para o Atlético Goianiense, em Goiás, na 13ª rodada.

O ataque de 2020 ainda corresponde mais. São 13 gols anotados contra 10 do ano passado. A defesa  mostra caminho semelhante: 10 gols sofridos em 2020 e 11 na última temporada.

Outro dado importante é a questão de pontuação ao final do primeiro turno. O Fantasma acabou a primeira metade da Série B 2019 com 28 pontos. Ou seja, para ao menos igualar o ano passado, quando possuía investimento menor, o alvinegro de Pedro Ken, Thomaz e Roger precisa somar 11 pontos em 21 disputados – desempenho de 52,38%. Atualmente este número está em 47,2%.

Na sequência da competição, o Operário pega Vitória (Casa), Oeste (Fora), Confiança (C), CRB (F), Cruzeiro (C), Chapecoense (F) e Botafogo-SP (C). Dentre estes adversários, quatro estão atualmente na metade inferior da classificação e três deles o Fantasma enfrenta no Germano Krüger, onde a comissão técnica não esconde que existe uma obrigação de vitória.

Douglas Coutinho e Jefinho

Após a derrota para o Juventude em Caxias, o técnico Gerson Gusmão reforçou que o atacante Douglas Coutinho não foi relacionado por “não estar com foco no Operário”. Informações paralelas de que o jogador teria recebido uma proposta do exterior estariam atrapalhando o interesse de Coutinho em se dedicar ao Fantasma. Assim, Gersinho confirmou que o atleta terá novas chances quando recuperar o foco em Vila Oficinas.

Por outro lado, as ausências de Jefinho da lista de relacionados têm relação com o número de jogadores que a comissão técnica pode colocar nas viagens. O comandante vem optando em dar preferência a Roger e Schumacher. Mas, segundo Gusmão, Jefinho apresenta bons rendimentos nos treinos e deve aparecer novamente entre os relacionados contra o Vitória (BA), pois ‘Schumi’ está suspenso.

Comparativo
Operário 2020 x Operário 2019

2020: 12 Jogos; 4 vitórias, 5 empates e 3 derrotas – 13 Gols Pró; 10 Gols Contra
2019: 12 Jogos; 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas – 10 Gols Pró; 11 Gols Contra

2019: 28 pontos ao final do 1° turno (19 jogos) – aproveitamento de 49,12%
2020: 17 pontos em 12 jogos disputados – aproveitamento de 47,2%

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.