Menu
em

Operário tem a 2ª pior campanha da Série B nas dez últimas rodadas

Foto: Gabriel Thá / OFEC

A má fase do Operário Ferroviário na Série B do Campeonato Brasileiro é traduzida pelos números. Além de ter entrado de vez na briga contra o rebaixamento para a terceira divisão, o Fantasma não dá indícios de recuperação. Nas dez últimas rodadas, o alvinegro somou apenas seis pontos e tem a segunda pior campanha entre os 20 participantes.

Neste recorte, o Operário tem uma vitória, três empates e seis derrotas. O ataque marcou seis gols e a defesa sofreu 12. Os seis pontos em 30 disputados no período representam o aproveitamento de 20%, desempenho similar ao dos piores clubes da Série B 2021.

Considerando o desempenho nas últimas dez rodadas, o Fantasma só está à frente do lanterna geral: o Brasil de Pelotas. Os gaúchos têm quatro pontos acumulados no mesmo período.

O Brasil é justamente o próximo adversário alvinegro. A partida entre as equipes que estão em pior fase na Série B está agendada para esta quarta (6), a partir das 16h, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS).

Nem enfrentar o pior time do campeonato tem sido motivo de ‘comemoração’ para o torcedor do Operário. Na rodada passada, o Fantasma enfrentava o Náutico, que não vencia há mais de dois meses na temporada. Mesmo em casa, o alvinegro perdeu de virada por 2 a 1 e reabilitou o rival.

“Fazer um trabalho de recuperação da nossa equipe, da moral dos jogadores, de confiança, para que possa conquistar vitórias”, disse o novo técnico, Ricardo Catalá, em entrevista à rádio oficial do Operário ainda antes do revés para o Náutico. O treinador acompanhou o duelo dos camarotes do Germano Krüger.

Com o tropeço em Ponta Grossa, o time que passa a ser comandado por Catalá está definitivamente na briga para não cair. Só quatro pontos separam o Operário – 13° colocado – do Londrina, primeira equipe na zona de rebaixamento.

Rivais diretos estão em boa fase

Além de encarar a própria realidade, o Operário necessita ficar de olho no desempenho daqueles que são adversários diretos contra o rebaixamento. A fase deles, em geral, é bem melhor que a do Fantasma, o que preocupa ainda mais.

O Vila Nova, 14° na Série B, acumula 16 pontos nos últimos dez jogos. É o oitavo melhor do período. A Ponte Preta, 15ª na classificação, soma 14 pontos nos últimos 30 disputados. O mesmo ocorre com o Londrina, que vem de três vitórias nas últimas quatro partidas.

O único que não conseguiu engrenar é o Brusque. O clube que recentemente foi punido com a perda de três pontos por episódio de racismo tem 33% de aproveitamento nas últimas dez rodadas – pouco acima do Operário.

Niehues é dispensado; nova comissão chega a Vila Oficinas

Responsável por comandar interinamente o Operário contra o Náutico, o auxiliar Leandro Niehues foi dispensado pelo clube após a partida. Com a chegada de Ricardo Catalá, a comissão técnica alvinegra passa a contar com novos membros.

Os contratados são o preparador físico Rafael Tamarindo, além do auxiliar Lucas Isotton. Tamarindo trabalhou com Ricardo Catalá nas passagens recentes por Mirassol e Guarani.

Já Isotton, de 36 anos, esteve recentemente em trabalhos ao lado de Itamar Schülle – técnico campeão paranaense pelo Operário em 2015.

Toda a comissão técnica já está com a delegação alvinegra no Rio Grande do Sul, onde o Fantasma visita o Brasil de Pelotas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile