em

Operário supera o Londrina no GK e lidera o Estadual

Jean Carlo comemora o gol em Vila Oficinas. Foto: Marcelo Javorski/OFEC

O Operário Ferroviário é o novo líder do Campeonato Paranaense. O Fantasma venceu o arquirrival Londrina por 1 a 0, no Germano Krüger, e chegou aos 14 pontos após sete rodadas – marca que é suficiente para virtualmente colocar o alvinegro no ‘mata-mata’ do Estadual. A partida, disputada no início da noite desta quinta-feira (29), mantém o tabu: o Operário não perde para o Tubarão desde 2016.

O Fantasma deixa para trás na classificação dois clubes: Cianorte, com 12 pontos, e Coritiba, que soma 13. No entanto, o Coxa tem uma partida a menos na competição e pode retomar a ponta na próxima semana. Já o Londrina, que só havia empatado na temporada 2021, permanece sem vencer e está em 9°, perto da zona de rebaixamento.

1° tempo

Apesar da série de desfalques por ordem médica, o técnico Matheus Costa manteve a espinha dorsal do Operário para o embate com o Tubarão. O treinador ainda se ‘deu ao luxo’ de promover a estreia do zagueiro Rodolfo Filemon, que chegou no início desta semana a Vila Oficinas.

Dentro de casa, o Fantasma mostrou maior volume ofensivo e chegava com maior perigo. Do outro lado, os sustos para o goleiro Simão estavam na bola parada, especialmente naquelas levantadas na área. Em uma delas, Alex Silva salvou o alvinegro quase em cima da linha após cabeceio de Safira.

Antes, os mandantes já haviam dado sinais de que estavam perto de abrir o placar. Ricardo Bueno por duas vezes chegou próximo, mas coube a outro atacante o balanço da rede. Aos 22 minutos, Alex Silva foi até a linha de fundo e cruzou por baixo. Jean Carlo antecipou o zagueiro e o goleiro adversário, estufando o barbante: 1 a 0.

Em desvantagem, o Londrina até melhorou. Jogadas com o atacante Safira eram a alternativa da equipe comandada por Roberto Fonseca. Um chute do meia Adenílson parou nas mãos de Simão ainda no primeiro tempo.

2º tempo

O volume do Tubarão permaneceu alto na busca pelo empate após o intervalo. Aos 10 minutos, o zagueiro Marcondes – depois de nova cobrança de escanteio – acertou o travessão de Simão. Ricardo Bueno respondeu na jogada seguinte, mas Dalton pegou.

Após os dois técnicos mexerem bastante, o Operário passou a valorizar o tempo, o que não evitou chegadas perigosas dos mandantes. Aos 37 minutos, Rafael Oller recebeu de frente para o goleiro Dalton, finalizou fraco e a defesa do Londrina tirou o perigo. O mesmo Oller perdeu oportunidade aos 43, finalizando por cima da meta. Os desperdícios não fizeram falta e, no apito final, o Fantasma comemorou a quarta vitória no Estadual.

Próximo compromisso

O Operário não tem muito tempo de preparação até a próxima rodada. Neste domingo (2), a partir das 16h, o Fantasma enfrenta o Toledo, no Estádio 14 de Dezembro, oeste do estado. O adversário alvinegro é o 10° colocado do Paranaense com cinco pontos somados.

Ficha técnica

Operário: Simão; Alex Silva, Fábio Alemão, Rodolfo Filemon e Djalma Silva; Tomás Bastos, Rafael Chorão (Douglas Santos) e Leandrinho (Léo Rigo); Jean Carlo (Rafael Oller), Felipe Garcia (Fabiano) e Ricardo Bueno (Schumacher). Técnico: Matheus Costa

Londrina: Dalton; João Carlos, Marcondes, Lucas Costa e Luan Marchiori (Felipe Camillo); Jean Henrique (Salatiel), Matheus Bianqui (Pedro Cacho), Marcelo Freitas e Adenílson; Douglas Santos (Jonatas Belusso) e Safira (Juan). Técnico: Roberto Fonseca

Gol: Jean Carlo (Operário) aos 22 minutos do 1° tempo.
Cartões amarelos:
Felipe Garcia e Simão (Operário); Jean Henrique, Luan Marchiori e Marcondes (Londrina)

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Arbitragem:
Gustavo Nogas auxiliado por Welvys Flanderson Gomes Afonso e João Cleber Cecatto Wagner

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.