em

Operário sofre gol nos acréscimos e se despede da Copa do Brasil

Fantasma deixou o campo de bronca com a arbitragem paraense. Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário amargou pelo segundo ano consecutivo uma eliminação na segunda fase da Copa do Brasil. Com gol sofrido nos instantes finais e uma virada irregular, o Fantasma perdeu para o Coritiba por 3 a 2, na noite desta terça-feira (6), na Arena Joinville. A derrota deixa o clube alvinegro sem a premiação de R$ 1,7 milhão que estava em jogo nesta etapa da competição.

Agora a equipe volta a atenção para o Campeonato Paranaense, que ainda está na primeira fase. Já o Coritiba, que segue no Estadual, aguarda o sorteio da CBF para saber quem será o próximo adversário na Copa do Brasil.

1° tempo

O técnico Matheus Costa reservou uma surpresa na escalação. Sem o suspenso Pedro Ken, o comandante escolheu o atacante Felipe Garcia para a vaga. Com a mudança, Jean Carlo passou a atuar na meia-cancha. Do outro lado, o paraguaio Morínigo deixou o experiente Robinho no banco e optou por Rafinha e Waguininho entre os titulares.

Com as armadilhas montadas, as duas equipes começaram em situações opostas. O Coritiba mantinha mais posse de bola, enquanto o Operário apostava em ataques mais rápidos após a recuperação de bola. O problema alvinegro era a qualidade do passe – aquém do ideal.

Quando melhorou o encaixe e passou a propor o jogo, o Fantasma abriu o placar. Após bola espirrada, Jean Carlo pegou a sobra e finalizou de esquerda. O arremate desviou em Wellington Carvalho e enganou Wilson: 1 a 0.

O rendimento do Operário crescia em Santa Catarina, mas a resposta coxa-branca veio em pouco tempo. Três minutos depois, o artilheiro Léo Gamalho teve espaço para dominar e bateu no cantinho de Simão: 1 a 1.

O duelo permaneceu acirrado e intenso. As fortes disputas resultaram em cinco cartões aplicados apenas no primeiro tempo. Dois deles quando Marcelo e Rafinha discutiram no meio de campo.

2º tempo

Na volta dos vestiários, o que mudou pra valer em Joinville foi o tempo. Chuva intensa na Arena. O Operário passou a arriscar de fora da área: Alex Silva e Ricardo Bueno passaram perto de marcar.

Após os 20 minutos, Matheus Costa começou a mudar as características do Fantasma. Mais cedo, Felipe Garcia deu lugar a Tomás Bastos. Depois, Schumacher e Fabiano ocuparam as vagas de Marcelo e Jean Carlo, respectivamente.

Com as mudanças, o Fantasma não encontrou o melhor posicionamento e, num lance polêmico e irregular do Coritiba, Léo Gamalho cabeceou livre e virou o placar. Na jogada, o goleiro Simão chegou a defender, mas o assistente Márcio Gleidson Dias, que não estava bem posicionado, assinalou que o arqueiro entrou com bola e tudo no gol.

Só que a resposta alvinegra também foi veloz e veio em grande estilo. Em falta perto da área, Tomás Bastos cobrou com categoria no ângulo de Wilson, que nem teve tempo de reação: 2 a 2.

Nos minutos finais, o time alvinegro se retraiu e, em mais uma falha por cima, sofreu o castigo aos 46 minutos. O meia Luiz Henrique, que havia acabado de entrar, subiu de cabeça e jogou no canto de Simão: 3 a 2 e eliminação do Fantasma na Copa do Brasil.

Ficha técnica

Coritiba: Wilson; Natanael (Igor), Wellington Carvalho, Luciano Castán e Romário; Val, Willian Farias e Rafinha (Robinho); Waguininho (Cerutti), Igor Paixão (Luiz Henrique) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo

Operário:
Simão; Alex Silva (Fábio Alemão), Rafael Bonfim, Léo Rigo e Djalma Silva (Leandrinho); Leandro Vilela, Marcelo (Schumacher) e Jean Carlo (Fabiano); Rafael Oller, Felipe Garcia (Tomás Bastos) e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Gols: Jean Carlo (Operário) aos 27 minutos e Léo Gamalho (Coritiba) aos 30 minutos do 1° tempo; Léo Gamalho (Coritiba) aos 25 minutos e Tomás Bastos (Operário) aos 30 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Rafinha, Waguininho, Val e Natanael (Coritiba); Rafael Bonfim, Jean Carlo, Marcelo, Tomás Bastos, Leandro Niehues e Fabiano (Operário)

Local:
Arena Joinville, em Joinville (SC)
Arbitragem:
Andrey da Silva e Silva (PA) auxiliado por Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Luís Diego Nascimento Lopes (PA)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.