em

Operário se prende ao passado para reverter má fase

Foto: André Jonsson/OFEC

O técnico Matheus Costa vive o primeiro momento de crise à frente do Operário Ferroviário. Sem vitórias há cinco jogos, treinador e jogadores têm oportunidade de reversão neste sábado (10), a partir das 11h da manhã, contra o Brasil (RS). E a partida contra os gaúchos acontece em casa, no Germano Krüger, onde o Fantasma era imbatível até o mês passado.

O passado inclusive tem feito parte do discurso de Matheus Costa para sustentar que a equipe tem plenas condições de regressar ao caminho de triunfos.

“Tenho praticamente 10 meses de trabalho [são quase 9, na verdade], e esse é o primeiro momento de crise. Não podemos esquecer que tivemos a segunda melhor campanha do segundo turno da Série B no ano passado, temos os melhores números do Paranaense. Temos todas as condições e capacidade”, comentou o treinador.

Apesar do bom passado, o presente apresenta a pior sequência em termos de resultados. O Operário tem o jejum mais longo da ‘Era Costa’. Anteriormente, a maior sequência sem triunfar era de quatro jogos, entre 30 de novembro e 14 de dezembro do ano passado.

Ainda assim, o treinador tem retrospecto positivo no comando alvinegro. São 46 jogos, 21 vitórias, 11 empates e 14 derrotas – aproveitamento de 53,6%. “A sequência de trabalho é positiva. Esse momento não está sendo, mas não está tudo errado”, diz Costa.

Trio fora

Na 12ª colocação com 12 pontos, o Operário enfrenta o Brasil (RS), que está em 18° com 7 pontos, sem os três atacantes considerados titulares. Além do centroavante Ricardo Bueno, estão lesionados Jean Carlo e Felipe Garcia.

Jean Carlo sofreu ruptura parcial do ligamento colateral medial do joelho direito e está em tratamento com a fisioterapia. A previsão inicial de retorno aos treinamentos é de quatro a seis semanas. Já o atacante Felipe Garcia sofreu lesão muscular grau I em dois pontos diferentes no anterior da coxa direita. Também está em tratamento com a fisioterapia. O médico do clube prevê o retorno dele aos treinamentos em três semanas.

A tendência é que Leandrinho e Rodrigo Pimpão ocupem as vagas. Há dúvidas em relação à formação do sistema defensivo. Reniê e Rodolfo Filemon são os titulares do miolo de zaga, mas o desempenho da dupla sofre críticas da torcida. Outra situação diz respeito ao posicionamento do zagueiro Fábio Alemão, que atuou como volante na semifinal contra o Londrina.

Ficha Técnica

Operário: Simão; Alex Silva, Reniê, Rodolfo Filemon e Djalma Silva; Leandro Vilela (Fábio Alemão), Tomás Bastos, Marcelo e Leandrinho; Rodrigo Pimpão e Paulo Sérgio. Técnico: Matheus Costa

Brasil-RS: Matheus Nogueira; Thalys, Ícaro, Heverton e Kevin; Rômulo, Wesley, Lucas Santos, Fabrício e Gabriel; Ramon. Técnico: Cláudio Tencati

Data/Horário: 10/07/2021 (sábado), às 11h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) auxiliado por Hélcio Araújo Neves (PA) e Rafael Ferreira Vieira (PA)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.