em

Operário projeta nova participação na Copa São Paulo

Foto: Arquivo/José Tramontin/OFEC

Parte do elenco das categorias de base do Operário Ferroviário se reapresenta nesta quarta-feira (18) no Estádio Germano Krüger. Os jogadores que retomam as atividades são das categorias Sub-17 e Sub-19, que estão paradas há oito meses desde o início da pandemia da covid-19.

Um dos objetivos do retorno é focar numa possível segunda participação na Copa São Paulo de Futebol Junior, que pode ser concretizada nas próximas semanas.

Oficialmente, a Federação Paulista de Futebol (FPF) – organizadora da maior competição nacional de clubes nas categorias de base – não divulgou o número de sedes e de equipes participantes do torneio, o que pode influenciar na confirmação do Operário.

Mesmo nessa condição, o Fantasma irá voltar com os treinamentos dos atletas mais jovens em Vila Oficinas. No primeiro momento nem todos os jogadores estarão presentes. A intenção é juntar parte do grupo Sub-17 e parte do Sub-19.

Uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta (18) apresentará detalhes do planejamento. Estarão presentes o diretor Paulo Balansin, o coordenador Fabiano Castro e o treinador Joel Preisner.

COPA SÃO PAULO 2021

A reportagem entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Federação Paulista de Futebol (FPF). Apesar da pandemia da covid-19, a ‘Copinha’ – como é popularmente conhecida – segue prevista para começar no dia 2 de janeiro. A finalíssima acontece em 25 de janeiro – aniversário da capital paulista.

Porém, a entidade confirma que não há uma definição sobre o número de clubes participantes e a quantidade de sedes do torneio. Também não há uma data prevista para esta divulgação de maneira oficial.

Em compensação, a FPF ratifica que o regulamento terá ao menos três modificações: os clubes poderão inscrever até três jogadores que completem 21 anos no ano da edição do torneio, os cartões amarelos serão zerados após o encerramento da primeira fase e as equipes poderão contar com nove atletas no banco de reservas.

PARTICIPAÇÃO INÉDITA

Em 2020, o Operário Ferroviário participou pela primeira vez da Copa São Paulo. Logo de cara o Fantasma caiu no grupo do atual campeão São Paulo, mas fez bonito e conseguiu arrancar um empate na estreia. O time comandado por Joel Preisner avançou na segunda posição da chave.

Na segunda fase, os alvinegros pegaram o Santa Cruz, mas amargaram eliminação nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Além do Operário, o estado foi representado por Athletico, Coritiba, Paraná Clube e Londrina na competição, que contou com a presença de 127 clubes.

Federação cancela Estaduais de base

A Federação Paranaense de Futebol confirmou nesta semana o cancelamento de todos os Estaduais das categorias de base deste ano. A razão é a pandemia da covid-19 que interferiu significativamente no calendário da atual temporada.

Em comunicado, a entidade cita o risco à saúde, a necessidade de prevenção e também os custos e a logística que seriam necessários para os clubes em relação ao ‘protocolo de jogo’.

O Operário Ferroviário disputaria em 2020 o Campeonato Paranaense Sub-19 e Sub-17. O primeiro, inclusive, estava com toda a tabela definida. O Fantasma estaria no Grupo B ao lado de Cascavel CR, FC Cascavel, Prudentópolis, Iguaçu e Batel.

Além dos torneios de base, a Federação Paranaense cancelou Copas Amadoras, a Taça Paraná e o Paranaense Feminino.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.