em

Operário pode garantir vaga na Copa do Brasil neste domingo

Fantasma espera resultados da penúltima rodada do Brasileirão. Foto: André Jonsson/OFEC

O torcedor do Operário Ferroviário estará de olho na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o time de coração em pré-temporada, os alvinegros vão precisar torcer. Torcer, na verdade, pelo Athletico. O Furacão visita o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo (21), a partir das 18h15. Se vencer, o rubro-negro pode garantir antecipadamente a vaga do Fantasma para a Copa do Brasil 2021.

Contudo, para a classificação se concretizar, o Operário precisa ‘secar’ dois clubes na 37ª rodada da Série A. Além da vitória athleticana, o Fantasma torce para que Corinthians e Red Bull Bragantino percam os compromissos do final de semana. Essa combinação assegura com antecedência a vaga alvinegra para a competição nacional e, por consequência, fará com que o time de Vila Oficinas embolse mais de R$ 500 mil pela participação na primeira fase.

O Corinthians joga no domingo, às 16h, contra o Vasco, que está na zona de rebaixamento do Brasileirão. O duelo entre paulistas e cariocas tem como palco a Neo Química Arena, em São Paulo.

Já o Bragantino, que acumula os mesmos 49 pontos do Corinthians, atua a partir das 20h30 de domingo. O ‘Massa Bruta’ visita o Goiás na Serrinha, em Goiânia. O adversário pode ser rebaixado nesta rodada em caso de revés.

No Athletico, que está em 9° lugar com 50 pontos, o técnico Paulo Autuori guarda apenas uma dúvida: Christian pode entrar na vaga de Vitinho, reforçando a marcação no meio. Assim, o provável Furacão tem Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian (Vitinho), Léo Cittadini e Carlos Eduardo; Nikão e Renato Kayzer.

No lado oposto, o Grêmio, que é finalista da Copa do Brasil, tem mistérios no meio e na lateral esquerda. O mistério surge justamente pelo fato do técnico Renato Gaúcho priorizar a decisão da próxima semana com o Palmeiras. Assim, a provável escalação é Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda (Rodrigues), Kannemann e Diogo Barbosa (Cortez); Maicon e Matheus Henrique; Ferreira, Jean Pyerre (Lucas Silva) e Pepê; Diego Souza.

Brasileirão terá inédita ‘final’ nos pontos corridos

O jogo deste domingo (21) entre Flamengo e Internacional, no Maracanã, pode representar uma ocasião inédita na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez desde que o atual sistema de disputa foi aplicado, em 2003, um confronto direto entre os dois primeiros colocados pode definir o título. A partida válida pela penúltima rodada vai decidir o campeão caso a equipe gaúcha vença. Qualquer outro resultado adia a briga para a rodada final, na próxima quinta.

Os dois times se enfrentam separados por somente um ponto na tabela. A classificação agora aponta 69 a 68 para o Inter. Se a equipe ganhar, abre quatro de vantagem e acaba com as chances do adversário. O Flamengo, por sua vez, passará à frente do rival na classificação se vencer a partida. O empate vai manter o cenário atual.

Na rodada final, a equipe gaúcha vai receber o Corinthians, no Beira-Rio, e a equipe carioca enfrenta o São Paulo, no Morumbi.

Em todas as edições do Campeonato Brasileiro, somente uma vez houve um confronto direto entre líderes em condições similares. Em 2005, Corinthians e Inter disputavam o título e se enfrentaram em uma partida válida pela antepenúltima rodada. Porém, ao contrário da ocasião atual, naquela vez o jogo não tinha condições de definir matematicamente o campeão.

Aquela partida é sempre lembrada por uma polêmica na arbitragem em um lance de possível pênalti do goleiro corintiano Fábio Costa no meia Tinga. O lance não foi marcado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.