em

Operário Ferroviário já escalou 44 jogadores na atual temporada

Foto: André Jonsson/OFEC

O ano atípico do Operário Ferroviário pela pandemia da covid-19 e também em termos de resultados dentro de campo levou o clube a uma marca inédita na história recente. Na mesma temporada, as duas comissões técnicas que passaram em Vila Oficinas escalaram 44 jogadores ao todo – maior número dos últimos anos.

Há diferentes razões para o Operário ter chegado a esse número de ‘quatro times’. Uma delas é explicada pela pandemia da covid-19, que apertou o calendário, aumentou a quantia de desfalques e elevou o número possível de substituições ao longo das partidas.

Contudo, esses fatores surgiram depois da pandemia – especialmente no segundo semestre. Antes, entre janeiro e março, o time já dava mostras de que precisaria de alta rodagem para encontrar uma química de jogo ideal.

O elenco sofreu mudanças significativas ao longo da temporada. Do início de 2020 até agora, 18 jogadores deixaram o clube por opção própria ou da direção. Entre eles estão nomes pouco aproveitados como o lateral Pablo, o zagueiro Douglas Nascimento e o atacante Eduardo. Por outro lado, há aqueles que fizeram história como Sosa e Peixoto, que se despediram recentemente após seis temporadas.

Se as saídas ocorreram no atacado, as chegadas surgiram exatamente no mesmo sentido. No total, 18 peças foram agregadas ao elenco enquanto as competições estavam em andamento. Desses, apenas um ainda não estreou: o zagueiro Fábio Alemão, que veio do Pelotas (RS).

2019

Em termos de uso de jogadores, o Operário supera as estatísticas do ano passado. No Campeonato Paranaense e na Série B 2019, o técnico Gerson Gusmão usou 41 atletas. Número até parecido com o apresentado em 2020.

Em contrapartida, o desmanche do grupo ocorreu em escala bem menor. Somente dez jogadores deixaram o Fantasma no meio das competições de 2019.

Curiosamente, o time do ano passado, mesmo com menor poderio financeiro, tinha três pontos a mais nesta mesma rodada da Série B. Eram 41 conquistados contra 38 da atual equipe.

Mais jogos

Do elenco que está em Vila Oficinas atualmente, quatro jogadores acumulam mais de 30 partidas oficiais disputadas. Quem encabeça a lista é o lateral direito Sávio, com 41 aparições. Atrás dele estão o atacante Douglas Coutinho (37 jogos), o zagueiro Rafael Bonfim (34) e o meia Tomás Bastos (33).

Jogadores usados pelo Operário em 2020

Goleiros
Thiago Braga, Rodrigo Viana, André Luiz e Martín Rodriguez

Laterais
Sávio, Alex Silva, Pablo, Fabiano, Julinho, Danilo e Peixoto

Zagueiros
Rafael Bonfim, Sosa, Ricardo Silva, Reniê e Douglas Nascimento

Volantes
Jiménez, Mazinho, Jardel, Leandro Vilela, Régis e Fábio

Meias
Tomás Bastos, Thomaz Santos, Rafael Chorão, Marcelo, Pedro Ken, Cleyton, Clayton, Aguada e Rafael Oller

Atacantes
Douglas Coutinho, Lucas Batatinha, Schumacher, Jefinho, Jean Carlo, Diego Cardoso, Bustamante, Maranhão, Ricardo Bueno, Roger, Alemão, Eduardo e Bruno Batata

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.