em

Operário empata com o Vitória em Salvador no primeiro jogo do ano

Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário conseguiu pontuar fora de casa no primeiro compromisso de 2021. Sem grandes ambições na reta final da Série B, o Fantasma empatou com o Vitória por 1 a 1, na noite deste domingo (3), e complicou o time baiano na competição nacional.

Com o resultado obtido no Barradão, em Salvador, o time comandado por Matheus Costa chega ao 11º lugar com 42 pontos, com chances remotas de rebaixamento. Já o rubro-negro baiano está ameaçado e ocupa provisoriamente a 15ª colocação com 37 pontos.

Laterais alteradas

Sem Sávio e Fabiano, o técnico Matheus Costa precisou mexer nos dois lados de campo para encarar o confronto na capital baiana. Alex Silva assumiu a direita. Do outro lado, o zagueiro Reniê precisou atuar improvisado pela ausência de outro lateral esquerdo no elenco.

1º tempo

O duelo começou intenso no Barradão. Logo aos 2 minutos, o volante Fernando Neto recebeu carga faltosa de Ricardo Silva em frente à área. Vico cobrou com categoria, de canhota, e aproveitou uma brecha na barreira para abrir o placar: 1 a 0 para o Vitória.

A resposta alvinegra veio na sequência. Aos 6 minutos, Marcelo levantou na grande área em cobrança de falta, Ricardo Bueno apareceu no meio da defesa e testou no canto. A bola bateu na trave e entrou. Empate e quinto gol do camisa 9, que se torna o artilheiro do Fantasma na Série B.

Depois dos gols consecutivos, a temperatura do confronto diminuiu no Barradão. O Vitória controlava a posse, mas sem efetividade. Thiago Lopes chegou perto de marcar aos 22 minutos, mas o arremate passou à esquerda da meta.

Pelos visitantes, Reniê arriscou três minutos depois e viu o goleiro César encaixar com tranquilidade.

Com sete finalizações no primeiro tempo, o Vitória esbarrava na solidez de Rafael Bonfim e Ricardo Silva. Os zagueiros eram responsáveis pelos principais cortes nas chegadas dos donos da casa.

2º tempo

Os dois treinadores optaram por não mexer no intervalo e, mesmo assim, a temperatura da partida esquentou novamente. Aos 7 minutos, Léo Ceará soltou a bomba de fora da área e Martin Rodriguez precisou se esticar para espalmar.

A resposta surgiu na jogada seguinte e da mesma maneira: Douglas Coutinho encontrou espaço pelo meio e optou pelo chute. A bola encobriu César e parou no travessão do goleiro rubro-negro.

Matheus Costa começou a alterar o Operário aos 26 minutos: Leandro Vilela e Maranhão entraram nas vagas de Jiménez e Douglas Coutinho, respectivamente.

Mas quem chegou perto de balançar a rede foi o Vitória. Com a canhota em dia, Vico finalizou forte da entrada da área e Martín Rodriguez jogou sem jeito para escanteio.

O comandante alvinegro voltou a mexer na intermediária aos 35 minutos com Rafael Chorão e Pedro Ken como alternativas escolhidas. Tomás Bastos e Marcelo deixaram o gramado.

A segunda finalização do Operário na etapa complementar só veio nos últimos minutos do duelo. Reniê cruzou com desvio no meio do caminho e Ricardo Silva cabeceou por cima, não conseguindo alterar o 1 a 1 que durou até o apito final do árbitro.

Próxima rodada

O Operário tem pela frente o lanterna da Série B. Na sexta-feira (8), às 19h15, o Fantasma mede forças com o Oeste (SP). A partida válida pela 33ª rodada está marcada para o Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Desfalques

Para o compromisso da próxima rodada, o técnico Matheus Costa perde o zagueiro Ricardo Silva e o volante Jiménez. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos.

Reniê deve voltar para o miolo defensivo com o retorno de Fabiano na lateral esquerda, enquanto Leandro Vilela tende a atuar na proteção defensiva do meio de campo.

Ficha técnica

Vitória: César; Jonathan Bocão, João Victor, Wallace e Rafael Carioca; Guilherme Rend (Samuel), Fernando Neto (Lucas Cândido), Matheus Frizzo (Ewandro) e Thiago Lopes; Vico (Marcelinho) e Léo Ceará. Técnico: Rodrigo Chagas

Operário: Martín Rodriguez; Alex Silva (Fábio Alemão), Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Reniê; Jiménez (Leandro Vilela), Marcelo (Pedro Ken) e Tomás Bastos (Rafael Chorão); Rafael Oller, Douglas Coutinho (Maranhão) e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Gols: Vico (Vitória) aos 2 minutos; Ricardo Bueno (Operário) aos 6 minutos do 1º tempo.
Cartões Amarelos: Guilherme Rend (Vitória); Jiménez, Ricardo Silva e Martín Rodriguez (Operário)

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Arbitragem:
Antônio Dib Moraes de Sousa (PI) auxiliado por Rogério de Oliveira Braga (PI) e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.