em

Operário desperdiça um caminhão de gols e não sai do ‘zero’ com o Botafogo-SP

Foto: José Tranmontin/OFEC

O Operário Ferroviário ampliou o jejum dentro do Germano Krüger na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (31), o Fantasma dominou o Botafogo (SP) – vice-lanterna da competição – mas ficou no empate sem gols em partida que encerrou o primeiro turno da Segunda Divisão.

O controle alvinegro teve 18 finalizações e 69% do total de posse de bola, mas ninguém balançou as redes para os donos da casa.

Com isso, o Operário permanece de forma provisória na 12ª colocação da Série B, com 23 pontos somados. Há seis jogos a equipe não sabe o que é vencer em Vila Oficinas.

O jogo

O técnico Matheus Costa promoveu Jean Carlo para a equipe titular. Assim, o Fantasma atuou na primeira etapa com três jogadores no meio e Jean transitando entre a intermediária e o ataque.

O Operário conseguiu ser dono da partida nos 45 minutos iniciais, trabalhando especialmente pelos lados de campo. A esquerda, com Fabiano, era mais explorada.

Logo aos 8 minutos, Jefinho criou a melhor chance. O camisa 9 antecipou o zagueiro quase dentro da pequena área e tocou na saída do goleiro Darley. A bola bateu na trave para lamentação do atacante.

Essa foi a primeira de dez finalizações alvinegras no primeiro tempo. O Botafogo-SP teve só três. O domínio dos donos da casa também se traduziu na posse de bola: 76%.

Darley precisou salvar os visitantes em duas oportunidades de fora da área. Aos 24, ele pegou arremate de Marcelo. Pouco depois, Thomaz tentou acertar o canto, mas o goleiro apareceu para espalmar.

Após o intervalo, o técnico do Botafogo-SP, Claudinei Oliveira, optou por alterar a parte tática. Bady entrou na vaga de Wellington Tanque. A equipe paulista passou a assustar. Val e Judivan quase abriram o placar.

Do outro lado, Douglas Coutinho respondeu, mas Darley mais uma vez fez a defesa. Aos 10 minutos, Matheus Costa fez as primeiras mudanças: Sávio e Leandro Vilela deixaram o gramado para as entradas de Alex Silva e Tomás Bastos, respectivamente.

Mesmo alterado, o Operário não conseguia ser efetivo no ataque e o adversário ganhava volume. Aos 26, Judivan acionou Bady pela direita da área; o meia-atacante bateu forte, mas viu a bola passar por cima do travessão.

Rafael Chorão e Lucas Batatinha também saíram do banco de reservas na segunda etapa. Thomaz e Jean Carlo deixaram o campo.

Apesar das novidades, quem quase marcou foi Douglas Coutinho. Tomás Bastos lançou com precisão por cima da defesa e o camisa 7 cabeceou na saída do goleiro, mas pela linha de fundo.

Aos 44, o Operário desperdiçou chances claras. Primeiro, Jefinho finalizou e Darley defendeu no susto. No rebote, o mesmo Jefinho passou para Lucas Batatinha, mas o atacante alvinegro não conseguiu acertar a bola mesmo com o goleiro adversário fora da meta.

Logo na sequência, Batatinha invadiu a área e viu Darley praticar nova defesa. A sobra ficou com Tomás Bastos, que chutou de primeira e acertou a trave.

Próxima rodada

Na abertura do returno, o Operário vai a Florianópolis, onde visita o Figueirense. O confronto está marcado para sábado (7), às 16h30, no Estádio Orlando Scarpelli.

Ficha técnica

Operário: Thiago Braga; Sávio (Alex Silva), Rafael Bonfim, Sosa e Fabiano; Leandro Vilela (Tomás Bastos), Marcelo (Diego Cardoso) e Thomaz Santos (Rafael Chorão); Jean Carlo (Lucas Batatinha), Douglas Coutinho e Jefinho. Técnico: Matheus Costa

Botafogo-SP: Darley; Val, Robson, Jordan e Martineli (Walisson Maia); Elicarlos (Edson Júnior), Ferreira e Luketa (Dodô); Jeferson, Judivan (Matheus Anjos) e Wellington Tanque (Bady). Técnico: Claudinei Oliveira

Cartões amarelos: Leandro Vilela e Sosa (Operário); Judivan e Jeferson (Botafogo-SP)

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL) auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.