em

Operário chega em Sorocaba para treinar em estrutura ‘padrão Fifa’

Foto: José Aldinan/Arquivo DC

O Operário pegou a bagagem nesta segunda-feira (15) e embarcou com destino a Sorocaba, no interior de São Paulo. A viagem de 400 quilômetros tem o intuito de intensificar a preparação alvinegra para a estreia na temporada 2021. Durante dez dias o Fantasma ficará no CT do Atlético Sorocaba. Mas por qual razão essa escolha aparentemente inusitada?

Na verdade, o Operário foi atrás de uma estrutura ‘padrão Fifa’. O Centro de Treinamento selecionado foi uma sub-sede da Copa do Mundo 2014. Há quase sete anos o local recebeu a Seleção da Argélia no Mundial.

A área tem 60 alqueires e inclui dois hotéis. Os quartos que receberam os argelinos custaram R$ 9,9 milhões. Desse valor, R$ 5 milhões na época foram custeados pelo Atlético Sorocaba e o restante pelo Governo do Estado de São Paulo.

Na estrutura há quatro campos de futebol, academia e piscina aquecida. Não à toa o diretor de futebol do Operário, Carlos Albuquerque, comentou sobre a intenção da viagem. “Condições de trabalho. O CT de Sorocaba é muito bom”, resumiu.

Apesar do ‘padrão Fifa’ que tem à disposição, o Atlético Sorocaba passou recentemente por uma crise e abandonou o futebol profissional. Assim, a estrutura do Centro de Treinamento serve para visitas e para hospedagens de clubes em pré-temporada, caso do Fantasma na preparação para o Paranaense. Na semana passada, o local abrigou partidas do Brasileiro Feminino Sub-18.

“Esses dias em Sorocaba serão muito válidos, porque será um momento somente nosso, que a gente vai confrontar contra excelentes adversários, de alto nível. Então, nós estaremos em um bom lugar e com uma estrutura que vai nos dar um dia a dia excepcional”, disse o técnico Matheus Costa pouco antes do embarque.

Jogos-treino

Além dos treinamentos no CT, o Operário também vai realizar dois jogos-treino: nesta quarta-feira (17), às 10h, o alvinegro enfrenta o Oeste, na Arena Barueri; e no sábado (20), às 15h30, o adversário será o São Bento, no próprio Centro de Treinamento. A partida prevista contra o Guarani, que seria a terceira na pré-temporada, foi cancelada.

Fantasma tem 5 reforços e 20 remanescentes

O Operário teve poucas mudanças no esqueleto do elenco após o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro. As novidades na viagem para Sorocaba são cinco reforços e um jogador em fase de testes.

Quem passa por observação é o goleiro Vitor. Já os nomes novos do grupo ficam restritos ao goleiro Simão, que voltou de empréstimo, aos zagueiros Léo Rigo e Odivan, ao lateral esquerdo Djalma Silva e ao atacante Felipe Garcia.

Os demais 20 jogadores que viajaram disputaram a segunda divisão nacional com a camisa alvinegra. São eles: os goleiros André Luiz, Henrique e Thiago Braga, o lateral direito Alex Silva, os zagueiros Fábio Alemão, Rafael Bonfim e Zemarcio, o lateral esquerdo Fabiano, os volantes Douglas Santos e Leandro Vilela, os meias Marcelo, Pedro Ken, Rafael Chorão, Thomaz e Tomás Bastos e os atacantes Alemão, Jean Carlo, Rafael Oller, Ricardo Bueno e Schumacher.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.