em

Operário bate o Figueirense e reencontra o caminho da vitória

Foto: Patrick Floriani/FFC

Acabou o jejum. Depois de cinco rodadas, o Operário Ferroviário voltou a vencer pela Série B do Campeonato Brasileiro. Foi magro, com gol contra, mas o Fantasma se aliviou. O triunfo por 1 a 0 sobre o Figueirense, na tarde deste sábado (7), em Florianópolis, afastou o time alvinegro da zona de rebaixamento da competição nacional.

Com 26 pontos após a abertura do returno, a equipe comandada por Matheus Costa ocupa a 11ª colocação, abre provisoriamente seis de vantagem para o ‘Z4’ e fica cinco atrás do Juventude – 4º colocado.

O jogo

Matheus Costa optou por apenas uma mudança na equipe titular: Ricardo Silva ocupou a vaga de Sosa na defesa. Apesar de não alterar a estrutura tática e ofensiva, o Operário não conseguiu mostrar o mesmo ímpeto da rodada anterior, contra o Botafogo-SP.

O Figueirense ditou o ritmo. Erison, de falta, e Elyeser tentaram de longa distância e assustaram os visitantes. Erison, que estreava pelo time catarinense, precisou deixar o campo aos 11 minutos por contusão. Elano escolheu Diego Gonçalves para entrada.

Um dos raros sustos do Fantasma veio aos 14 minutos, quando o zagueiro Rafael Bonfim cabeceou perto do gol. Da mesma forma, o experiente Alecsandro quase abriu o placar para os donos da casa. A cabeçada bateu na trave de Thiago Braga.

O Figueirense ficou na bronca com a arbitragem aos 32 minutos. Léo Artur recebeu de frente para o goleiro, mas o assistente Diogo Carvalho Silva anulou o lance de forma equivocada.

No intervalo, Matheus Costa mexeu duas vezes no Fantasma. Sosa e Alex Silva entraram nas vagas de Ricardo Silva e Sávio, respectivamente.

A presença alvinegra no ataque aumentou, mas as finalizações eram escassas. Tomás Bastos, que apareceu na vaga de Leandro Vilela, tentou de fora da área e viu o goleiro Rodolfo segurar firme no meio do gol.

O travessão também impediu o Operário de abrir o placar: Marcelo mandou uma bomba da meia-lua, a bola desviou e explodiu no poste. Na jogada seguinte, aos 35 minutos, não teve jeito. Tomás Bastos cobrou o escanteio, Paulo Ricardo cabeceou contra o patrimônio e fez o primeiro do Fantasma em ‘Floripa’.

O gol deu tranquilidade aos visitantes. Na pressão, Schumacher, Fabiano e Douglas Coutinho quase ampliaram o placar nos minutos finais, mas o 1 a 0 bastou para o alívio operariano.

Próxima rodada

O Operário tem pela frente mais um rival que está entre os quatro últimos da Série B: o Náutico. O confronto com o Timbu, válido pela 21ª rodada, está agendado para sexta-feira (13), às 16h30, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Ficha Técnica

Figueirense: Rodolfo Castro; Lucas Carvalho, Paulo Ricardo, Vitor Mendes e Brunetti; Arouca (Matheus Neris), Elyeser (Bruno Michel), Léo Artur e Dudu (Patrick); Erison (Diego Gonçalves) e Alecsandro (Micolta). Técnico: Elano

Operário:
Thiago Braga; Sávio (Alex Silva), Rafael Bonfim, Ricardo Silva (Sosa) e Fabiano; Leandro Vilela (Tomás Bastos), Marcelo, Thomaz Santos e Jean Carlo (Jiménez); Douglas Coutinho e Jefinho (Schumacher). Técnico: Matheus Costa

Gols: Paulo Ricardo (contra) para o Operário aos 35′ do 2º tempo.
Cartões amarelos:
Paulo Ricardo, Dudu, Matheus Neris e Vitor Mendes (Figueirense); Leandro Niehues, Leandro Vilela e Rafael Bonfim (Operário)

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Arbitragem:
Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ) auxiliado por Diogo Carvalho Silva (RJ) e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.