em

Operação da Polícia Federal investiga desvio de bolsas da UFPR

A Polícia Federal cumpre 73 mandados judiciais na manhã desta quarta-feira (15) em operação que investiga desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Operação Research averigua fraudes milionárias no repasse de bolsas de estudo a pessoas sem vínculos com a universidade entre 2013 e 2016. O valor desviado não foi informado pela Polícia Federal.

Além de 180 policiais federais, participam da operação seis servidores da Controladoria Geral da União e quatro do Tribunal de Contas da União (TCU).

No total, estão sendo cumprindo 29 mandados de prisão temporária, oito conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Os investigados estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados para prestar esclarecimento.

Os presos no Paraná serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. No Estado, a operação ocorre em Curitiba, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Antonina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

Às 10 horas, a Polícia Federal dará entrevista coletiva com mais detalhes da operação. A UFPR disse que vai se manifestar sobre o caso nas próximas horas. Entretanto, a universidade afirma que a própria instituição denunciou o caso à Polícia Federal.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, a Polícia Federal cumpre um mandado de prisão temporária e mais um mandado de busca e apreensão. As prisões também ocorrem em outros estados como o Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. (Com informações do site Tribuna)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.