Menu
em

Operação AIFU interdita casas noturnas e aborda 1,2 mil pessoas

Mais uma fase da Operação AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) foi realizada, no último final de semana, em Ponta Grossa. A ação aconteceu entre a noite de sexta-feira (28) e madrugada de sábado (29), em diversos locais da cidade, e contou com a participação da Polícia Militar, 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito e Conselho Tutelar.

Durante a ação integrada, foram abordados oito estabelecimentos, entre bares e casas noturnas, e mais de 1,2 mil pessoas. Duas mulheres, de 24 e 17 anos, acabaram detidas na região central suspeitas de envolvimento nos crimes de perturbação de sossego e consumo de bebida alcoólica.

De acordo com a Polícia Militar, além da saturação de áreas e abordagens, houve a fiscalização sanitária e documental dos estabelecimentos abordados. Policiais e Guardas Municipais também verificaram a existência de outras ilegalidades, como a venda de álcool para adolescentes.

Fiscalizações

Dois estabelecimentos foram interditados pelo Corpo de Bombeiros por apresentarem risco iminente à vida dos ocupantes: um por excesso de público e outro por saídas de emergência trancadas e iluminação de emergência deficiente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, conforme a Lei 19.449, de 5 de abril de 2018, que passou a vigorar no início deste ano, há risco iminente à vida quando a capacidade de público é excedida, quando há obstrução, além de irregularidades na sinalização ou ausência das saídas de emergência, problemas na iluminação das saídas de emergência ou quando há indícios da iminência de colapso estrutural.

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa ressalta que ações como estas serão continuamente realizadas na cidade e destaca a importância da manutenção das condições de segurança contra incêndio e pânico para que tragédias como o incêndio na boate Kiss, que vitimou 242 pessoas, em 2013, sejam evitadas.

Já o 1º Batalhão da PM destaca a importância do trabalho desenvolvido nestas operações e o bem-estar que a atuação efetiva e continuada dos órgãos de segurança do município, de forma integrada, podem proporcionar à comunidade.

Dois estebelecimentos foram interditados pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: PM/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile