em

Ônibus de Ponta Grossa circulam com 52% menos passageiros

Arquivo DC / Fábio Matavelli

Os ônibus do transporte coletivo de Ponta Grossa estão circulando com cerca de 47% de sua lotação habitual. A informação é da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que fez o levantamento a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais. A estatística revela que, apesar da maior abertura nos vários segmentos de comércio e serviços, persiste uma significativa retração no uso do transporte coletivo.

Os dados foram colhidos pela AMTT no mês de setembro deste ano, em um comparativo com o mesmo período do ano passado. Em maio, a Viação Campos Gerais (VCG), concessionária que presta o serviço na cidade, chegou a solicitar um subsídio para equilibrar suas finanças. O recurso de R$ 2,5 milhões por mês foi negado. Na ocasião, a empresa informou judicialmente que o percentual de uso havia caído 65%. As planilhas analisadas pelo órgão apontam que a redução atual no uso é de 52%.

A prefeitura informou que a média diária em setembro de 2019 foi de 97.840 passageiros. Em setembro deste ano foi de 46.121 passageiros. Desses, em média 36.949 usuários foram pagantes. A título de comparação, em janeiro de 2019, período de férias escolares, o número de usuários pagantes foi de 59.034 usuários ao dia.

Frota

Segundo a AMTT, em 2019 havia 196 ônibus operantes. Já em setembro de 2020, 138 carros estão sendo utilizados pelo sistema de transporte coletivo, sendo este número o total da frota disponível atualmente devido às ações empreendidas pela empresa. Entre essas medidas estão o afastamento de funcionários do grupo de risco, em virtude da pandemia. De acordo com a VCG, o setor vem sofrendo em todo o país. “As pessoas descobriram outras formas de se deslocar e o home office é uma tendência que veio para fazer parte da rotina de empresas”, informou, via assessoria de imprensa.

Horário de pico

A linha Terminal Central/Terminal Nova Rússia é, atualmente, a com o maior registro de giros de catraca. A maior utilização de ônibus se faz entre as 16 e 19 horas. Contudo, entre as 17 e 18 horas é o horário mais utilizado em todo o período da operação.

Sentados

O baixo número de usuários é reflexo da pandemia de covid-19, cujos efeitos iniciaram em março deste ano em Ponta Grossa. Apesar de haver decretos que flexibilizam a circulação de pessoas, a principal orientação para evitar o contágio é evitar aglomerações. Além disso, o decreto 17.395/2020 exige que os ônibus só transportem passageiros sentados. Na tarde dessa quarta-feira (7), a equipe do DC esteve no terminal central e observou que isso não é cumprido no horário de pico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.