em

Ocorrências via monitoramento somam mais de 50% em relação a 2019

Mais de 11.725 acompanhamentos de situações suspeitas pelas câmeras da Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública foram realizados no primeiro deste ano em Ponta Grossa. Os atendimentos já ultrapassam mais de 50% do total realizado em 2019 com 21.905 ocorrências acompanhadas pelas câmeras.

De acordo com levantamento realizado pela pasta, mesmo com a pandemia, o número de atendimentos, através da Central de Monitoramento, também foi maior neste ano se comparado com o primeiro semestre do ano passado, com 10.183 acompanhamentos. Mas, de acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, os últimos quatro meses apontaram redução do número de crimes registrados, principalmente na região central da cidade.

“Entre os meses de março e abril, início da pandemia, nós verificamos que houve uma maior incidência de crimes de menor potencial, como tráfico de drogas e furtos, por exemplo. Mas, nos últimos dois meses, o número se manteve instável e registramos uma redução de cerca de 30% os índices de criminalidade naquela região”, explica.

Outra justificativa para redução, aponta o secretário, foi o aumento das equipes da Guarda Municipal nas ruas em decorrência da pandemia. “Por conta da covid-19, alguns locais na cidade permaneceram fechados, então transferimos o efetivo para as ruas. Então, a partir da visualização de alguns delitos, nós geramos um protocolo de segurança e esse será confirmado pelas equipes que estão nas ruas”, aponta Lovato.

Central

Ponta Grossa iniciou com o Sistema de Monitoramento em 2013 com cinco câmeras. A aquisição de novos equipamentos aumentou nos anos seguintes e hoje a Central conta com 36 câmeras, além de 20 câmeras que estão nos totens de monitoramento. “São câmeras caras que custam cerca de US$ 12, com capacidade de zoom de aproximadamente 30 vezes, o que nos ajuda a identificar placas de veículos, por exemplo”, diz o secretário.

Além das ocorrências, a Central de Monitoramento acompanha outras situações como aglomerações de pessoas, situações em que envolvem trânsito, ações da Defesa Civil, manifestações e eventos. “Não conseguimos mais pensar em segurança sem o uso da tecnologia. As ações das câmeras são fundamentais para identificarmos os locais onde existe a criminalidade. Assim, nossas equipes da Guarda Municipal conseguem atuar de maneira mais eficiente e ganham força na hora de encaminhar suspeitos para a delegacia, uma vez que as imagens também servem como prova dos ilícitos cometidos”, finalizou o secretário.

Principais ocorrências via monitoramento 2019/2020*

2019 2020

Tráfico de entorpecente – 167 35

Acidente de trânsito – 134 51

Consumo de entorpecente – 399 59

Agressão – 41 6

Furto – 21 3

Tentativa de homicídio – 3 1

Obs: Dados referentes de janeiro a dezembro de 2019.

Dados referentes de janeiro a julho de 2020.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.